Agenda de Reformas - Abiad

Agenda de Reformas

14 de outubro de 2019

Vivemos um momento singular na história de nosso país. Enquanto ainda lutamos para superar os efeitos de uma grave recessão que abalou a economia brasileira, temos um Congresso e um Poder Executivo dispostos a tocar uma agenda ambiciosa de reformas essenciais para retomarmos o caminho do crescimento.

A Reforma da Previdência monopolizou as atenções dos parlamentares e do Planalto nestes primeiros dez meses deste ano. Agora, com sua tramitação em vias de ser finalizada uma série de medidas devem avançar. A principal delas é a Reforma Tributária. Diversas versões estão sendo analisadas concomitantemente na Câmara e no Senado. A equipe econômica do governo faz questão de destacar que a carga tributária não será reduzida, mas a realidade é que existe espaço para que alguns setores sejam beneficiados pelas novas regras.

A proposta que tramita no Senado Federal (PEC 110/2019) abre brechas para a concessão de benefícios para setores específicos. O relatório apresentado pelo senador Roberto Rocha prevê que produtos e serviços como alimentos, medicamentos e saneamento básico poderiam receber benefícios fiscais no âmbito do IVA, como redução de alíquota, redução da base de cálculo, ou até mesmo isenção do imposto. Essa flexibilização não seria automática e precisaria ser regulamentada via Projeto de Lei – situação em que o setor precisa estar bem representado para garantir que os alimentos para fins especiais possam desfrutar da isenção tributária.

A proposta da Câmara (PEC 45/2019), por sua vez, é mais restritiva e propõe que a alíquota do IBS seja uniforme para todos os bens e serviços. Neste caso o IBS não comportaria benefícios fiscais e comtemplaria o mínimo possível de regimes especiais. Com os setores sendo igualmente tributados, uma alternativa para mitigar os efeitos que essa carga teria no consumo de famílias de baixa renda seria a adoção de um modelo de “isenções personalizadas”. Nesta hipótese não haveria benefícios diretos para o setor, mas as famílias registradas em programas sociais poderiam ter a devolução do IBS cobrado sobre alguns itens de seu consumo.

Além da Reforma Tributária, temas como a alteração nas regras de contribuição do sistema S e até mesmo uma proposta para acabar com a unicidade sindical estão no pipeline. Esse ambiente de mudanças e incertezas pode até assustar, mas vem recheado de boas oportunidades. A ABIAD já possui diálogo contínuo com os tomadores de decisão e tem todas as condições de continuar a atuar de maneira decisiva na condução de um ambiente de negócios mais maduro e racional.

Vamos juntos!

Rodrigo Almeida – Sócio da BMJ Consultores Associados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *