Ary Bucione, sócio fundador da NutriConnection, analisa o cenário do mercado nutricional dos últimos anos e novas tendências alimentares - Abiad

Ary Bucione, sócio fundador da NutriConnection, analisa o cenário do mercado nutricional dos últimos anos e novas tendências alimentares

24 de janeiro de 2024

1. Para começar, você poderia compartilhar conosco quais têm sido as preferências/tendências dos consumidores em relação aos alimentos que promovem o bem-estar?

A busca pelo bem-estar, ou well-being, tem se destacado como uma tendência em crescimento, uma vez que acrescenta valor aos consumidores em geral que buscam aprimorar sua saúde por meio da alimentação.

Falando de maneira mais específica, a saúde digestiva figura de forma permanente como uma das principais preocupações dos consumidores. No entanto, com o cenário pós-pandêmico do COVID-19, observou-se uma leve mudança de foco em direção à imunidade, o que resultou no lançamento de suplementos direcionados a esse propósito.

Também, os novos estilos de vida, especialmente após a pandemia, desencadearam alterações específicas no sistema cognitivo, o que, por sua vez, despertou a atenção do público para produtos voltados ao aprimoramento da saúde mental, especialmente aqueles que promovem a qualidade do sono.

Antioxidantes, energéticos e calmantes agora estão no centro das atenções dos consumidores. Abaixo, trago um gráfico extraído do nosso Relatório de Tendências (2024), que sintetiza esse interesse em números:

Destaco, além disso, a crescente importância do segmento que engloba produtos isentos de lactose, glúten, entre outros, juntamente com as proteínas funcionais, exemplificadas pelos hidrolisados de colágeno:

2. O crescimento do mercado da nutrição observado nos últimos anos pode ser associado ao aumento do acesso à informação pelos consumidores? Por quê?

Sim, o crescimento no mercado da nutrição está ligado ao acesso à informação pelos consumidores.Este fenômeno, de certa forma, é resultado do reconhecimento por parte dos fabricantes de que o adequado esclarecimento da geração de valor dos produtos é importante para permitir que os consumidores tomem decisões informados.

A ampliação das alternativas alimentares para aqueles que buscam o bem-estar, aliada à disseminação de novos conceitos, como a beleza de dentro para fora, envelhecimento com qualidade, atendimento das necessidades femininas, produtos orgânicos, entre outros, cria um panorama diversificado de consumo.

Nesse cenário, a ênfase está no atendimento de preferências e objetivos de saúde cada vez mais específicos. Algumas das tendências mencionadas são explicadas na imagem a seguir:

3. Quando o assunto é inovação no mercado de nutrição, geralmente pensamos em tecnologia. No entanto, de que maneira a comunicação estratégica estabelecida pelas empresas pode contribuir para a inovação nesse campo?

A inovação no mercado de nutrição não se limita apenas à tecnologia, mas a comunicação estratégica das empresas, como você mencionou, que considero muito relevante nesse cenário. Além de apresentar avanços tecnológicos, o desafio das empresas do setor reside na compreensão dos diversos nichos de consumidores, caminhando em direção à nutrição personalizada, que é uma tendência para o mercado da alimentação do futuro.

Nesse mesmo sentido, a comunicação estratégica, por meio do marketing assertivo, consegue expressar efetivamente os benefícios nutricionais dos produtos inovadores. Isso ajuda a educar os consumidores sobre escolhas alimentares saudáveis, desde informações sobre ingredientes, processos de fabricação e os impactos positivos na saúde.

4. Considerando as mudanças graduais nas preferências alimentares, é possível destacar os principais desafios estratégicos enfrentados pelo mercado alimentício ao se ajustar a essas transformações?

Os desafios de ajuste frente a essas transformações são diversos. Pensando além do marketing, é preciso lembrar que os consumidores buscam informações sobre a origem, fabricação e o comprometimento da empresa com questões globais, incluindo aspectos ESG, com uma ênfase especial na sustentabilidade.

5. Para concluir e considerando os anos a partir de 2024, há previsão de novos produtos ou alimentos específicos que poderiam ganhar notoriedade? Como seria a participação do setor de alimentos para fins especiais nesse cenário?

Além dos produtos mencionados na primeira pergunta, que estão alinhados com as tendências alimentares atuais e que se fortaleceram durante a pandemia, considero possível mencionar como notáveis os Bióticos; (pré-bióticos, pró-bióticos, pós-bióticos).

Para encerrar nossa conversa, gostaria de compartilhar duas imagens do nosso relatório de tendências, que detalham como esses produtos estão sendo incorporados nas dietas dos consumidores. Isso nos proporciona uma visão geral para os próximos anos.

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