Catarinense

Catarinense Pharma – álcool gel em 24 horas na prevenção do Coronavírus 

Referência na produção de medicamentos e suplementos alimentares, a Catarinense Pharma se empenhou e mobilizou as mais diversas ações para o combate ao COVID-19. Começando pela sua identidade visual, readaptou seu no próprio logo – a mesma água que antes jorrava para representar que o Catarinense Pharma é fonte de saúde, agora mostra a lavação das mãos. A ação busca incentivar o movimento que pode ajudar a preservar vidas: a higiene correta das mãos.

O grande desafio alcançado pela Catarinense Pharma foi a fabricação, em caráter emergencial, de álcool 70% para contribuir com a prevenção do Coronavírus. O produto, que não estava no portfólio da empresa, foi desenvolvido em 24 horas e distribuído gratuitamente para o centro de logística de saúde de Joinville, instituições de segurança e colaboradores. “Nosso propósito é ser fonte de saúde, fazendo a diferença na vida das pessoas, buscando sempre entender a melhor forma de cuidar de nós mesmos e do próximo, principalmente em momentos como esse, em que precisamos de empatia e solidariedade”, enfatiza o presidente do Catarinense Pharma, Adriano Bronschein Silva.

Para o bem-estar dos profissionais, a diretoria da empresa, juntamente com o setor de Recursos Humanos, decidiu adotar algumas estratégias específicas. Colaboradores enquadrados em grupos de risco entraram em licença e as equipes administrativa e comercial estão em esquema de home office ou tiveram férias concedidas, enquanto as áreas fabril e de serviços essenciais de apoio estão operando em modelo presencial. Viagens também foram canceladas e as reuniões passaram a ocorrer digitalmente.

Mesmo assim, para proteger aqueles que precisam comparecer à empresa, várias medidas internas de segurança foram providenciadas, tais como: disponibilização de lavatórios e dispositivos com álcool em gel no acesso pela portaria, reconfiguração de atendimento do restaurante e áreas de café e fornecimento de materiais educativos sobre boas práticas de saúde em meio à quarentena. Também foi instalada uma área externa de triagem no ambulatório para evitar que funcionários com possibilidade de contaminação acessem o espaço interno do serviço.

Os cuidados também foram estendidos para fora da empresa. Como a circulação de transportes coletivos foi suspensa em Santa Catarina, um sistema alternativo por meio do uso de aplicativos foi adotado, mediante a tomada de medidas de precaução previamente estabelecidas e restringindo o número de usuários por carro.

Levando em conta o equilíbrio emocional, a empresa contratou um personal trainer, que orienta exercícios e técnicas de ioga, pilates e meditação para os colaboradores por plataformas virtuais. Além disso, foram criadas outras campanhas internas que visam o compartilhamento de bons momentos e positividade entre os colegas de trabalho.