Brasileiro se considera saudável, revela estudo - Abiad

Brasileiro se considera saudável, revela estudo

07 de março de 2018

Uma pesquisa realizada pela dunnhumby, consultoria britânica especializada em ciência do consumidor, identificou quais são os hábitos, as atitudes e os produtos que os brasileiros consideram saudáveis. O estudo foi realizado com 981 consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes ABC, e aponta que, na visão dos entrevistados, há três pilares que fazem uma pessoa ser saudável: o físico (65%), o mental (73%) e o social (75%). Dentre os atributos que contribuem para a saúde, o sono é o mais importante para os entrevistados (80%). Já 74% concordam que ter fé ou otimismo é importante para a saúde e 78% dizem o mesmo a respeito de sentir-se bem consigo mesmo.

De acordo com o estudo, 52% das pessoas se considera saudável, mas a satisfação com relação ao seu estado tende a ser mais baixa. Outras 48% dizem ter uma alimentação saudável e, mesmo entre aqueles que não têm esse hábito (52%), há uma preocupação com os alimentos e as bebidas que consomem. Os brasileiros estão dispostos a pagar um pouco a mais por esses produtos que consideram saudáveis, mas o preço ainda limita o consumo em maior escala. Entre os consumidores de refrigerantes, esta intenção é um pouco menor.

Frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios fazem parte do cardápio, mas produtos industrializados também entram nesta cesta, embora para menos consumidores. Entre as bebidas, chás, refrigerante e água de coco se destacam.

Veja alguns resultados do estudo:

Alimentos saudáveis mais consumidos:

Frutas – 85%
Verduras – 85%
Carne Bovina – 81%
Aves – 80%
Legumes – 80%

O principal motivo para consumir produtos saudáveis:

47% saúde física;
29% prevenção de doenças;
23% controle de peso.

Influência do Preço – Produtos saudáveis

69% Consumiriam produtos saudáveis se o preço fosse igual;
66% estão dispostos a gastar um pouco a mais por produtos saudáveis;
22% não está disposto a gastar nada a mais;
12% gastariam muito mais.

Normal X Diet X Light

38% das pessoas consomem apenas a versão “Normal” dos produtos:
Entre estes, 62% dizem que não pretendem trocar seus produtos pela versão “Light/Diet/Zero”;
Ou seja, 23% das pessoas não estão abertas a este tipo de produto.

Embalagem:

62% veem a embalagem de vidro como a mais saudável.

Refrigerantes:

74% sabe que existe uma diferença entre as versões entre as versões light e diet;
46% trocam refrigerantes por bebidas mais saudáveis sempre que possível;
43% bebem refrigerantes apenas aos finais de semana;
42% não abrem mão dos refrigerantes;
26% acham que é a mesma coisa.

 

Fonte: Revista News

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