Brasileiros comem mal - Abiad

Brasileiros comem mal

22 de agosto de 2011
ndústrias garantem mais saúde aos alimentos processados

Os pobres estão crescendo em obesidade no Brasil. As mulheres adultas consomem mais açúcar que os homens e o público masculino adulto ingere mais sódio que o feminino. Brasileiros comem muito pouco os alimentos básicos como grãos, frutas, verduras e legumes. Estas, entre outras constatações, foram extraídas de alguns estudos realizados pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição, PNAN, do Ministério da Saúde.

Esse mau costume brasileiro aumenta substancialmente a incidência de doenças crônicas como a diabetes, as doenças cardiovasculares e as neoplasias. De acordo com as pesquisas, a alimentação básica do brasileiro, o velho arroz e feijão, se por um lado é vista como positiva, por outro, prejudica o consumo de outros alimentos importantes para a nutrição da população.

Segundo Eduardo Nilson, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, órgão responsável pela elaboração da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, PNAN há um plano de enfrentamento já em plena vigência promovido pelo Governo Federal no combate à má alimentação. “Entre as medidas estão aquelas discutidas na Câmara Setorial de Alimentos, fórum onde a Anvisa, o MS e associações representativas dos diferentes setores de alimentos e varejo debatem e planejam ações que visam as boas práticas nutricionais e educação para o consumo, além de negociações com o setor industrial na reformulação e adequação dos produtos e a melhoria do perfil nutricional, principalmente no que se refere à ingestão controlada de sódio, açúcar e gorduras”, avaliou Nilson.

Ainda de acordo com o coordenador, as reuniões dos grupos de trabalho do PNAN estabeleceram metas que já estão em andamento – em 2010, o desafio era reduzir o consumo de gorduras trans e em 2011, a redução de sódio.

Para Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, ABIAD, a saudabilidade é umas das grandes preocupações das indústrias na fabricação dos alimentos processados. “A necessidade de se ofertar produtos cada vez mais saudáveis e alinhados com a PNAN faz parte dos objetivos da ABIAD.

“Para tanto buscamos parcerias com a Academia e Centros de Tecnologia e Inovação, como o Cereal Chocotec do ITAL a fim de viabilizar o acesso a P&D (pesquisa e desenvolvimento) de soluções tecnologicamente viáveis e a baixo custo para os pequenos e médios industriais do setor de alimentos. Consegue-se assim, viabilizar um número maior de produtos que atendam aos anseios dos consumidores, cada vez mais conscientes de que a nutrição e hábitos de vida saudáveis serão essenciais para uma melhor qualidade de vida”, finaliza o dirigente.

Mais Informações:
Oficina de Mídia (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 9224-8737
Solange Melendez (11) 9624-0542

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *