<strong>Congresso NIS – Nutri Ingredients Summit abre espaço para discussões sobre Nova Rotulagem Nutricional de alimentos para fins especiais e Suplementos</strong> - Abiad

Congresso NIS – Nutri Ingredients Summit abre espaço para discussões sobre Nova Rotulagem Nutricional de alimentos para fins especiais e Suplementos

A ABIAD participou, nos dias 24 e 25 de maio, do congresso NIS – Nutri Ingredients Summit, destacando o papel da Associação como referência no mercado de alimentos especiais. Com as mudanças propostas pela Nova Rotulagem Nutricional, informações sobre como a população consome suplementos e o crescimento do setor foram pontos de grande atenção.

No dia 24, a coordenadora técnica Kathia Schmider contribuiu com o tema avaliando os impactos das novas normativas de rotulagem nutricional (Resolução RDC 429/20 e Instrução Normativa – IN 75/20) no âmbito dos alimentos para fins especiais e suplementos alimentares.

Desde 2014, a ABIAD tem trabalhado ativamente junto ao Grupo de Trabalho sobre Rotulagem Nutricional ligado à Anvisa, a fim de elaborar soluções conjuntas voltadas para a questão da norma de rotulagem nutricional brasileira.

Contudo, sob o ponto de vista do setor de alimentos para fins especiais, entende-se que a nova proposta que entrará em vigor em outubro deste ano deve impactar de forma negativa as categorias de fórmulas infantis, enterais, especificamente, situação que demanda esclarecimento e novas ponderações com relação a utilização da informação nutricional.

Diante da importância do mercado de alimentos para fins especiais, a associação permanece atualizada sobre as normas nacionais e internacionais, sempre priorizando a transparência de informações e atuando como principal interlocutora do setor diretamente impactado pela Nova Rotulagem Nutricional.

De forma também relevante, no dia 25, a diretora executiva da ABIAD, Gislene Cardozo, apresentou dados da Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, que eram também focos de discussão da mesa redonda liderada pela ABIAD no NIS.

O encontro contou, ainda, com a presença do Dr. Helio Vannucchi, Nutrólogo e Professor Titular Sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Daniela Mazuco, Nutricionista clínica, pós-graduada em Nutrição Clínica Ortomolecular pela FAPES e em Nutrição Clínica Funcional pela VP.