Conheça nossos associados – Beneo - Abiad

Conheça nossos associados – Beneo

27 de novembro de 2020

Formada pelas empresas Orafti, Palatinit e Remy em 2007, a BENEO é uma subsidiária 100 por cento do Grupo Südzucker e tem longa experiência no desenvolvimento e produção de ingredientes funcionais. A empresa atua em mais de 80 países, emprega mais de 1000 pessoas e possui cinco unidades de produção de última geração na Bélgica, Chile, Alemanha e Itália. Os escritórios de vendas estão localizados na Bélgica, Brasil, Alemanha, Índia, Cingapura, Espanha e EUA.

  1. Como a empresa em que trabalha se destaca no setor de alimentos para fins especiais?

A BENEO tem longa experiência no desenvolvimento e produção de ingredientes de fontes naturais para alimentos, rações e produtos farmacêuticos. Esses ingredientes funcionais à base de plantas ajudam a melhorar as propriedades nutricionais e técnicas de uma ampla variedade de produtos, contribuindo para a saúde e otimizando o sabor e a textura. O portfólio da empresa inclui carboidratos funcionais de beterraba, fibra prebiótica de raiz de chicória, proteínas à base de plantas e ingredientes especiais de arroz.

Os ingredientes BENEO oferecem aos fabricantes de alimentos rotas para desenvolver produtos saborosos que são nutricionalmente melhorados com menos ou sem açúcar e/ou gordura, enriquecidos com fibras e sem glúten e sem produtos de origem animal. A BENEO vai ainda mais longe ao focar em: controle da glicose sanguínea; gestão de peso; saúde digestiva; saúde óssea e dentária; áreas em que os seus ingredientes podem desempenhar um papel muito importante. Além disso, eles melhoram o sabor e a textura dos alimentos e bebidas. Por meio de uma cadeia de especialização exclusiva, incluindo o BENEO-Institute, o BENEO-Technology Center e a equipe de Market Intelligence and Consumer Insights, a empresa apoia os clientes em todas as etapas do processo de desenvolvimento de produtos.

  1. Como a ABIAD, principal interlocutora do setor, contribui para as atividades de sua empresa no mercado? Poderia destacar algum case de atuação da ABIAD que tenha contribuído para a atuação de sua empresa?

A ABIAD desempenha um papel muito importante no cenário da indústria de alimentos para fins especiais. Um destaque importante é sua participação ativa nas discussões regulatórias junto as autoridades de saúde do Brasil. Com o apoio da ABIAD a legislação sobre suplementos alimentares pôde ser publicada recentemente. Isso representa um marco regulatório para essa categoria, com impacto significativo em toda a indústria de alimentos.

  1. Gostaria de destacar algum projeto recente de sua empresa que beneficia o setor de alimentos para fins especiais?

Os consumidores na América Latina estão cada vez mais interessados em fazer escolhas alimentares conscientes para se manterem saudáveis, ativos e se sentirem bem. Uma pesquisa conduzida pela empresa de pesquisa de mercado Haystack em nome da BENEO mostrou que ingredientes mais limpos e naturais com benefícios comprovados para a saúde desempenham um papel fundamental na decisão de compra do consumidor na região. A pesquisa quantitativa foi realizada no Brasil, Colômbia e México. Com 3 em cada 5 consumidores examinando as informações nutricionais e a lista de ingredientes antes de comprar novos alimentos ou bebidas, com o intuito de fazer escolhas alimentares conscientes, uma comunicação clara e transparente na embalagem é a chave para o sucesso.

Os resultados da pesquisa também revelaram que os consumidores latino-americanos buscam cada vez mais alimentos e bebidas sem ingredientes artificiais e minimamente processados para melhorar sua alimentação. Três em cada 4 dizem que os alimentos com ingredientes naturais / rótulos mais limpos são mais saudáveis (e mais seguros) para eles e a grande maioria (80%) quer saber mais sobre os ingredientes de seus produtos.

A atual situação de pandemia aumentou a consciência dos consumidores quanto à sua saúde. Eles perceberam a estreita ligação entre nutrição e saúde e estão buscando rótulos mais limpos e transparentes para fazer escolhas conscientes em seu objetivo de seguir uma nutrição saudável

Essa demanda crescente por rótulos limpos foi impulsionada pela crescente percepção do consumidor de produtos orgânicos como saudáveis e naturais e, portanto, uma parte intrínseca de um estilo de vida mais saudável.

A BENEO está trabalhando forte para atender ainda mais à crescente demanda do consumidor por rótulos mais limpos na América Latina, incluindo a extensão de seu portfólio (amido de arroz) nas próximas semanas.

Juliana Hirata, Managing Director Latam da BENEO, é engenheira de alimentos formada pela Universidade Estadual de Campinas com pós graduação em Marketing Management pelo Insper São Paulo e Executive Education em Liderança pela Kellogg School of Management (Northwestern University). Está na BENEO desde 2003 e desde 2019, na atual posição, onde gerencia toda a América do Sul e Central desde o escritório de São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *