Os suplementos alimentares desempenham um papel importante como complementos na alimentação diária, fornecendo nutrientes essenciais que, frequentemente, são consumidos em quantidades insuficientes na dieta regular. São uma opção prática e segura para suprir as necessidades nutricionais, especialmente quando a maioria dos brasileiros não atinge a meta diária de consumo de 400 gramas de frutas, verduras e legumes recomendada pela OMS.
Os concentrados de proteínas têm se destacado no Brasil, registrando crescimento expressivo de 24,3% no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao ano anterior, segundo dados do PIM-PF – IBGE COMEX STAT. Essa informação reflete uma tendência de fortalecimento desse setor, em resposta às mudanças no perfil de consumo focado na saúde pós-pandemia.
Outro indicador relevante é o de importações de concentrados de proteínas, que registrou crescimento de 47%, totalizando US$ 38,8 milhões. Essa ascensão é complementada pelo aumento de 18,3% nos suplementos vitamínicos, fator que contribui para o crescimento geral de 6,3% no consumo de alimentos destinados a fins especiais.
Esses números destacam a crescente importância dos suplementos alimentares na satisfação das necessidades nutricionais atuais. Disponíveis em diversas formas, atendem às preferências dos consumidores e oferecem maior conveniência, com acessibilidade, praticidade e segurança, como alguns dos principais requisitos que fortalecem o setor como um todo e impulsionam o seu crescimento.
Segundo Thaise Mendes, Presidente da ABIAD, é fundamental que os consumidores estejam plenamente conscientes da segurança desses produtos e saibam identificá-los. “Os suplementos alimentares seguem rigorosos padrões de qualidade, contêm ingredientes em quantidades apropriadas e são formulados com base em evidências científicas sólidas, proporcionando maior confiança em sua eficácia e benefícios para a saúde. O consumidor deve sempre se atentar as informações presentes no rótulo do produto, é ali que ele vai encontrar desde os ingredientes, a recomendação de consumo, validade etc”, complementa.
A ABIAD, juntamente com suas empresas associadas, segue trabalhando para contribuir continuamente com a segurança e eficácia dos suplementos alimentares. Esses produtos passam por rigorosos processos de avaliação e testes de qualidade estabelecidos pela Anvisa, antes de serem disponibilizados nas prateleiras do mercado.