O Dia Mundial do Diabetes, data celebrada em 14 de novembro, traz a importância do cuidado para mais de 12 milhões de brasileiros portadores de diabetes, de acordo com o Ministério da Saúde. A indústria alimentícia demonstra atenção com esse grupo, e por meio de investimentos em pesquisas e em novas tecnologias, disponibiliza no mercado produtos que atendem à legislação vigente em relação à segurança, formulação (sem adição de açúcares, diet, light etc.), com opções variadas para esse público.
Os adoçantes são fortes aliados dos portadores de diabetes, permitindo a substituição do açúcar em suas dietas, mantendo a acessibilidade ao dulçor e contribuindo para o bem-estar, já que não é recomendado que consumam açúcar em suas dietas. Atualmente, são aprovados 17 edulcorantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cada um com suas características e recomendações.
O consumo dos adoçantes é seguro e as recomendações de ingestão diária são estabelecidas por meio de estudos científicos que as comprovam. O JECFA (Comitê Conjunto de Peritos em Aditivos Alimentares da OMS e FAO), que avalia as análises realizadas e estabelece a ingestão diária aceitável (IDA) de cada edulcorante, expressa em miligrama por quilo de peso corpóreo (mg/kg p. c.).
Artigo completo no link.