Eduardo Silva, o novo Diretor Adjunto II da ABIAD, compartilha sua perspectiva sobre carreira e interesses pessoais e profissionais - Abiad

Eduardo Silva, o novo Diretor Adjunto II da ABIAD, compartilha sua perspectiva sobre carreira e interesses pessoais e profissionais

20 de dezembro de 2023

1. Para começarmos, poderia compartilhar conosco uma curiosidade interessante sobre você?

Sou bastante tranquilo e valorizo muito a qualidade de vida. Assim, trabalhar em um ambiente onde eu me sinta incluído e possa trazer valor, além de possibilitar equilíbrio com a vida pessoal, são essenciais. Sou bastante curioso e gosto sempre de estar em contato com o novo, me conectar com pessoas diversas, com quem estou sempre aprendendo e me desenvolvendo.

Sou apaixonado por viagens, conhecer novas culturas e entender o porquê as coisas são como são. Conhecer a história por detrás das pessoas me ajuda a ser empático e entender comportamentos, acontecimentos e decisões que, às vezes, parecem irrazoáveis.

Isso, no fim, também acaba contribuindo para meu trabalho, onde ter flexibilidade e ser criativo para encontrar caminhos para promover uma melhora contínua do cenário regulatório são essenciais, pois no fim, estamos sempre lidando com pessoas.

2. Descreva qual é a sua função profissional atual, pelo que você é responsável e como é a sua rotina no desempenho dessas atribuições?

Sou engenheiro de alimentos, graduado na Escola de Engenharia Mauá.

Atualmente, trabalho na área de Assuntos Científicos e Regulatórios, responsável por liderar as ações de Advocacy para o Brasil, o que inclui desenvolver e garantir a execução de estratégias para promover um cenário regulatório positivo, que permita a inovação, mantenha a segurança jurídica e minimize os custos ligados a processos burocráticos desnecessários, sempre focando nas necessidades do consumidor e garantindo a transparência com o mesmo.

Para alcançar esse objetivo, represento a Coca-Cola nas associações de que somos parte no Brasil (ABIAD, ABIA, ABIR) e faço conexão com entidades internacionais, como a ISA e ICBA, para termos maior visibilidade do que acontece no âmbito internacional e possamos nos antecipar às tendências. Também participo de nos grupos técnicos de trabalho como, os comitês de Codex Alimentarius Brasil GTFA e GTFL.

Na ABIAD, sou Coordenador do GT de Edulcorantes, cujo objetivo é levar a informação correta a atualizada a respeito dos edulcorantes, considerando toda a evolução científica, para os diversos stakeholders (consumidores, profissionais da saúde, autoridades, jornalistas).

Também, sou vice coordenador do GT de Rotulagem Nutricional, grupo responsável por identificar as fragilidades e promover a melhora da rotulagem nutricional, a fim de garantir que o consumidor possa receber as características referentes aos principais nutrientes dos alimentos, de forma clara e transparente.

3. Em relação à ABIAD, há quanto tempo você faz parte da associação e o que destacaria dessa experiência?

Participo da ABIAD desde 2014 como membro do GT de Edulcorantes. Posteriormente, por volta de 2018, assumi a Coordenação do GT de Edulcorantes, trazendo uma nova forma de endereçar os desafios relacionados ao tema, onde combinamos a parte técnica/regulatória com a área de comunicação.

Isso trouxe relevância e fortaleceu o GT, que se tornou uma referência dentro da própria ABIAD, e para a própria Coca-Cola. Isso deu bastante visibilidade para a ABIAD, tornando-a referência no assunto no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *