Encontro entre representantes da indústria e a Diretoria Geral da OMC estabelece agenda de discussões na Fiesp - Abiad

Encontro entre representantes da indústria e a Diretoria Geral da OMC estabelece agenda de discussões na Fiesp

21 de maio de 2022

O Encontro da Diretoria Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um evento organizado pela Fiesp, que colocou em pauta as principais preocupações e dificuldades enfrentadas pelo setor industrial do Brasil. Esta foi também a primeira vez que Ngozi Okonjo-Iweala compareceu no país desde que assumiu a Diretora Geral da OMC.

Na ocasião, um conjunto de temas prioritários foram fixados pelos principais porta-vozes dos setores industriais e os membros da OMC. Entre eles, destaca-se a preocupação com os subsídios no Brasil, as novas regras de créditos de carbono, e due digilence de terceiros países – reforçando ainda mais a necessidade de saídas e resoluções multilaterais para questões que afetam os setores produtivos brasileiro e global.

Ainda, de forma complementar, foi discutido sobre o crescimento do comércio eletrônico e sua consequente demanda por novas regulamentações normativas especificamente voltadas para o mercado em questão; a possibilidade de retomada das normas de compliance da instituição, sobretudo no que se refere as questões ligadas à sustentabilidade; e os direitos de Proteção à Propriedade Intelectual, que devem estar em consonância com o interesse público e as necessidades do momento global.

Todos os temas endereçados pelo setor industrial brasileiro e a OMC nesta reunião foram integrados a uma agenda preparatória, que deverá discutir novas resoluções em encontros futuros. Após ter duas datas canceladas, a próxima edição da Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) está programada para acontecer em junho deste ano.  Vale lembrar que esta reunião só acontece a cada dois anos e tem o objetivo de deliberar conjuntamente sobre questões que envolvem acordos comerciais multilaterais.

A BMJ preparou relatório sobre assunto, disponível às associadas ABIAD .


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *