1. Por favor, conte-nos um pouco sobre a história da Kerry do Brasil e a evolução da empresa ao longo dos anos.
A Kerry é uma multinacional irlandesa líder em nutrição sustentável, presente em mais de 50 países com 124 unidades e receita global superior a 87 bilhões de euros, atuando como B2B nos mercados de alimentos, bebidas e farmacêutico. A empresa está há mais de 30 anos na América Latina, com a chegada ao México em 1994. A Kerry se instalou no Brasil em 1998, com uma indústria de coleta de soros a serem transformados em alimentos, uma tecnologia que não existia no país. Depois, o negócio foi expandido para nutrição sustentável, evoluindo juntamente com o mercado e ditando uma tendência.
Temos hoje seis unidades produtivas: Três Corações (MG); Rialma (GO); Cotia (SP); Barueri (SP); Campinas (SP) e Manaus (AM).
Atualmente, são mais de 1300 colaboradores nas unidades do país.
A Kerry também atua no canal foodservice com desenvolvimento e inovação para grandes redes, mas também com algumas marcas próprias, como Junior, Siber e DaVinci Gourmet. Com coleções que atendem restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias e rede hoteleira.
2. Como a Kerry do Brasil avalia sua contribuição para o setor de alimentos para fins especiais?
A Kerry tem como foco apoiar a indústria no desenvolvimento de produtos mais nutritivos e saborosos, mas, que ao mesmo tempo, geram menor impacto ao meio ambiente e que sejam acessíveis a mais pessoas. A nutrição sustentável é o pilar central da nossa atuação, considerando os impactos nutricionais, ambientais e sociais dos alimentos e bebidas.
Contribuímos para o setor de fins especiais em várias frentes devido ao nosso foco em nutrição sustentável:
De um modo geral, as soluções da Kerry alcançam mais de 1,36 bilhão de pessoas, e temos a meta de alcançarmos mais de dois bilhões de consumidores até 2030.
3. Quais os principais produtos e inovações da empresa e a quais segmentos de mercado eles atendem?
Possuímos o portfólio mais amplo do nosso setor, focado exclusivamente na entrega de tecnologias e soluções de ingredientes de ponta no segmento Business-2-Business (B2B). Temos também uma participação relevante no mercado de Food Service, utilizando as mesmas tecnologias e também através de marcas próprias.
Nossas 4 competências essenciais nos ajudam a atender às necessidades dos nossos clientes em termos de inovação e reformulação: Sabor Autêntico, Proteção e Preservação de Alimentos, Saúde Proativa e Sistemas de Enzimas e Textura.
A Kerry é a empresa número 1 em Proteção e Conservação de Alimentos, onde estendemos a validade e mantemos os alimentos mais seguros por mais tempo nas categorias de Carnes e Panificação.
Como uma das 3 principais empresas em Sabor Autêntico, lideramos uma revolução para criar sabores mais inteligentes com modulação, sabor sustentável e laticínios sustentáveis.
Ao mesmo tempo, criamos experiências de sabor autênticas preferidas pelos consumidores em cítricos, cacau, queijo, umami e kokumi, e fogo (defumação e grelhado).
Estamos comprometidos em impactar positivamente a vida dos consumidores em todo o mundo com soluções de biotecnologia. Nosso portfólio Proactive Health contém tecnologias que impulsionam a saúde e o bem-estar para atender às necessidades de saúde mais urgentes dos consumidores.
Seja maximizando a eficiência no processo de fabricação de cerveja com enzimas, melhorando a textura do nosso sorvete favorito ou trocando a carne por alternativas à base de plantas, a Kerry usa ciência de ponta para capacidade de desenvolvimento de enzimas de classe mundial em Leipzig, na Alemanha, e capacidade de fabricação no México, China e Irlanda.
4. Quais benefícios a Kerry vislumbrou ao decidir se associar à ABIAD?
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres é um braço forte do setor alimentício, sempre atuante e importante interlocutora entre as empresas e os organismos públicos e internacionais. A Kerry deu um passo crucial para a continuidade de suas metas e propostas, agora respaldada também por uma associação que dá todo o apoio e defende os interesses comuns da indústria. Assim, temos mais segurança para continuar fazendo o que melhor sabemos fazer: levar a nutrição sustentável de maneira acessível a cada vez mais pessoas.