1. Quais foram os principais marcos da ABIAD em 2024 e como eles consolidaram a relevância da associação junto às associadas e o setor?
Em 2024, a ABIAD consolidou sua relevância no setor por meio de marcos estratégicos que reforçaram a importância da associação junto às associadas e ao mercado. Um dos destaques foi a atuação direta na Reforma Tributária, garantindo a inclusão das fórmulas infantis na cesta básica e a inclusão das fórmulas enterais no regime diferenciado. Essas conquistas foram resultado de um trabalho consistente de relações institucionais e governamentais. Além disso, a discussão do Guia da OMS sobre marketing digital voltado para crianças demonstra o compromisso da associação com pautas globais de relevância.
Ainda como parte dessa evolução, e reconhecendo as relações institucionais como uma área essencial para nossa atuação, direcionamos nossos esforços e trouxemos um profissional especializado para atuar conosco. Luan Madeira, um especialista com profundo conhecimento no nosso setor, foi contratado para fortalecer ainda mais a frente de relações institucionais ABIAD.
Outro movimento importante ao longo de 2024 foi a série de reuniões com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde e senadores, destacando o fortalecimento do diálogo institucional da associação e ampliando nossa frente junto a diversos stakeholders.
2. Quais decisões estratégicas tomadas pela Diretoria Executiva em 2024 foram mais determinantes para o fortalecimento da ABIAD, e como essas escolhas irão moldar as iniciativas para 2025?
A consolidação da equipe de relações institucionais foi uma decisão estratégica fundamental da Diretoria Executiva em 2024. A presença de um profissional dedicado exclusivamente a essa área em Brasília, como Luan Madeira, garantiu maior proximidade e agilidade na articulação com órgãos governamentais e legislativos.
Um exemplo desse avanço foi o agendamento de reuniões inéditas com o Ministério da Saúde, além de diálogos importantes com a Anvisa, que irão moldar as ações regulatórias para 2025. Inclusive, durante a última reunião de 2024, a Diretoria apresentou às associadas um panorama das mudanças esperadas na agência reguladora, antecipando os impactos das novas nomeações e reforçando o planejamento estratégico alinhado com as demandas do setor.
Outra decisão estratégica que posso comentar foi o planejamento estratégico anual, revisitado em 2023, que continuará sendo uma base sólida para nortear as iniciativas da ABIAD em 2025, garantindo continuidade e consistência no direcionamento das ações.
3. Quais as tendências e desafios para 2025 no que diz respeito à indústria de alimentos para fins especiais, e como a ABIAD pretende continuar avançando nesses temas?
Para 2025, a indústria de alimentos para fins especiais enfrentará desafios importantes, como a adaptação à nova legislação sobre novos ingredientes, que poderá impulsionar a inovação no setor de suplementos alimentares. O processo de notificação para suplementos tende a equilibrar o mercado, criando condições mais justas e competitivas.
Também teremos um olhar, em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), para a orientação e educação de influenciadores digitais que abordam o tema da suplementação alimentar em suas redes. Desde este ano, já estamos em contato com o Conar para garantir práticas responsáveis de comunicação. A ABIAD também está trabalhando em aproximação com associações da América Latina para entender melhor os comportamentos e tendências regionais, promovendo uma troca de conhecimento valiosa.
No campo da nutrição infantil, reforçaremos nossa posição de apoio à amamentação como a melhor forma de nutrição, ao mesmo tempo em que destacamos a importância de práticas seguras e científicas no desenvolvimento de produtos para esse público.
Quanto ao tema dos edulcorantes, a ABIAD buscará se consolidar como referência em informações científicas, oferecendo conteúdo confiável para orientar os profissionais de saúde, profissionais da comunicação (imprensa), líderes de opinião e influenciadores, sempre com o foco no consumidor. Com essas iniciativas, avançaremos em temas-chave, fortalecendo o papel da ABIAD como líder na defesa e promoção do setor de alimentos para fins especiais.