Parece que foi ontem quando, em 2016, celebramos os 30 anos de existência da ABIAD! - Abiad

Parece que foi ontem quando, em 2016, celebramos os 30 anos de existência da ABIAD!

19 de outubro de 2021

Tatiana Pires, presidente da ABIAD de janeiro de 2016, até novembro de 2020.

Parece que foi ontem quando, em 2016, celebramos os 30 anos de existência da ABIAD! Havíamos escolhido um lugar bacana que representasse o novo momento da entidade e, na ocasião, tivemos o luxo de nos aglomerarmos! Estiveram presentes representantes de, até então, 44 empresas associadas, além de diversos parceiros e colegas. Também contamos com a participação do então Presidente da Anvisa, Dr. Jarbas Barbosa, para comemorarmos juntos o passado, o presente e o futuro da ABIAD e do setor de alimentos para fins especiais e congêneres.

Cinco anos se passaram e, agora em novos tempos, a celebração dos 35 anos será diferente. Mas, certamente, seguirá sendo única e com muitos motivos para comemorarmos.

As datas comemorativas têm o poder de nos transportar no tempo e revisitar memórias. Algumas delas relacionadas a desafios enfrentados e sobre a necessidade de adaptação e resiliência. Também nos ajudam a relembrar o quanto aprendemos, crescemos e construímos amizades que ficam para toda a vida.

Durante mais de 10 anos, tive o privilégio de contribuir para o desenvolvimento e consolidação da ABIAD como entidade referência para o setor de alimentos para fins especiais e congêneres, desde a criação do Grupo de Trabalho de Suplementos Alimentares em 2008, até a publicação do marco regulatório de suplementos alimentares em 2018 – e que hoje contribui para facilitar o acesso ao mercado de produtos que trazem benefícios ao consumidor, incluindo suplementos relacionados à melhora da imunidade, tão importantes em tempos de pandemia. Também foram realizadas pesquisas sobre os hábitos de consumo de suplementos alimentares, importantíssimas para conhecermos o nosso consumidor e necessidades de mercado. Lançamos a campanha “Adoçantes são Seguros. Fato!”, desmistificando uma série de temas relacionados à categoria.

Contratamos profissionais competentes para garantir o apoio adequado às empresas associadas e ao funcionamento da entidade como um todo. Alteramos a sede da ABIAD em um formato flexível e confortável para atender melhor a demanda do staff e dos nossos associados. Revisitamos o estatuto da ABIAD, com foco em compliance. Desenvolvemos o plano estratégico de cinco anos, implementado em 2015, e desenhamos juntos o plano estratégico de três anos, que está em fase de implementação. A entidade participou anualmente de diversas feiras e congressos do setor, com destaque à FISA, dentre tantas outras, que já perdemos a conta.

Durante a pandemia, a ABIAD teve um papel importantíssimo no Comitê de Crise da Covid-19 do GGALI/ANVISA e apoiando o Ministério da Cidadania em ações de suporte ao idoso. Também participou do quadro Solidariedade (Jornal Nacional), onde reforçou as ações realizadas pelas empresas associadas durante a pandemia.

Nos últimos 13 anos, a ABIAD teve um salto no número de empresas associadas de 32 a 61 empresas, um crescimento de quase de 100%, resultado da confiança do setor produtivo no trabalho sério realizado pela associação e reconhecido por diversos stakeholders.

Revisito esses resultados com muito orgulho e, também, com muitas saudades!

Sinto orgulho, porque essa construção foi realizada em uma parceria maravilhosa, junto a profissionais incríveis: membros da diretoria, o staff, assessorias de comunicação, de relações governamentais e de dados de mercado; líderes de grupos e subgrupos de trabalho da ABIAD e todos os representantes das empresas associadas. Também construímos relações de confiança com diversos stakeholders externos, desde representantes do governo, reguladores, jornalistas, profissionais de saúde, entre tantos outros.

Desde que deixei a presidência da ABIAD no final de 2020, morro de saudades de tudo e de todos e agradeço pelo convite em compartilhar essas reflexões com todos vocês: tenho um carinho enorme pela ABIAD e sigo sempre na torcida. Obrigada pela oportunidade de celebrar essa data especial com todos vocês! Desejo que a entidade siga crescendo e gerando oportunidades para o setor de alimentos para fins especiais, garantindo um mercado de produtos seguros, saudáveis e inovadores, que atenda às demandas do nosso consumidor e para que ele possa fazer sempre as melhores escolhas. Parabéns e muita saúde a todos!

Tatiana Pires

Sr. Director, Global Regulatory Affairs – Regional Responsability (EMEA< APAC< LATAM< CHINA and NA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *