Indústria trabalha para se adequar ao novo marco regulatório de suplementos alimentares - Abiad

Indústria trabalha para se adequar ao novo marco regulatório de suplementos alimentares

10 de setembro de 2019

Drª Tatiana Pires, Presidente da ABIAD, participou de debate na FiSA, no qual abordou os principais avanços do setor no último ano

 

De 20 a 22 de agosto, aconteceu, em São Paulo, a 23ª edição da Food Ingredients South America (FiSA), um evento repleto de conferências, com foco em tendências da indústria de ingredientes alimentícios. A ABIAD participou do debate no ‘Painel ANVISA’, com o tema “Um ano após o marco regulatório: qual o posicionamento da Agência em relação à lista positiva e a aprovação de health claims e novos ingredientes?”. A mesa de discussões foi aberta pela Gerente Executiva da ABIAD, Gislene Cardozo, e contou com contribuições da Drª Tatiana Pires, presidente da Associação.

“Ainda é necessária muita discussão. Suplemento alimentar era uma categoria ainda não muito bem definida. Hoje, após a atualização do marco regulatório, vemos a indústria se mobilizar e investir na adequação das novas definições”, comentou Tatiana, ao lembrar que a ABIAD tem realizado um trabalho intensivo com seus associados, desde o início das discussões, em 2010. Desde então, a Associação participou de forma ativa com contribuições e estudos que auxiliaram a criação da regulamentação e, uma vez publicada, tem sido também um agente para auxiliar nas adaptações. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos produtos, além de gerar oportunidades e lançamentos que facilitem o poder de escolha do consumidor.

Tatiana falou ainda, respondendo a questionamentos dos participantes, sobre a fiscalização dos produtos, quando estiverem no mercado, após a adequação às novas normas. O setor produtivo tem investido em inovação e novos produtos. Assim, a indústria estará cada vez mais alinhada à regulamentação, que reconhece o desafio da fiscalização e tem trabalhado em soluções.

A edição de 2020 da FiSA já está agendada para o período de 18 a 20 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *