1. Para começar, poderia se apresentar, comentando sobre sua formação e trajetória profissional, além do seu percurso dentro da Herbalife?
Sou formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com MBA em Marketing Estratégico pela FIA e mestrado em Varejo pela FGV. Meus 35 anos de carreira foram focados na área de vendas e marketing de multinacionais do setor de alimentos, como BUNGE, JBS (Vigor), Bacardi-Martini, Parmalat e Dupont Food Ingredients (América Latina e Europa), mas também experimentei a área de fármacos, atuando na Boehringer Ingelheim.
Desde cedo, atuo em cargos de liderança, gerenciando equipes, com ênfase em diversos negócios e destacando-se como early-adopter de tecnologias.
Aceitei o convite para vir para a Herbalife como Diretor Sr de Marketing, tendo passado em seguida para diretor Comercial e logo Diretor-Geral, cargo que ocupei por seis anos antes de passar a Vice-Presidente de Marketing para Americas Central e Sul. Nesses cargos, tive o privilégio de comandar as primeiras campanhas de mídia TV da Herbalife do Brasil, promoções com perfil de varejo, novos produtos e muitos processos de transformação, inclusive o início do processo de transformação digital. Do ponto de vista de liderança, a Herbalife Brasil foi, durante muitos anos, a subsidiária número 1 em satisfação dos colaboradores medido pela pesquisa Glint, e inovamos muito ao oferecer aos distribuidores dos nossos produtos ferramentas de ponta e melhorias em nosso processo de atendimento.
2. Seguindo essa linha, quais conquistas ou realizações você destacaria como as mais importantes ao longo de sua carreira?
Cada momento de carreira teve suas conquistas e frustrações. É muito importante lembrar de ambas as coisas, porque tudo em retrospecto tem seu valor. Para mim, houve muitos momentos importantes, mas alguns têm um sabor especial. Por exemplo, ao longo de uma longa campanha 360°, quando a margarina Delícia assumiu a liderança do mercado brasileiro; o lançamento da primeira linha de molhos prontos em várias receitas da marca Salsaretti; o lançamento de Finn Cristal; as campanhas de Anador e switch de Mucosolvan e Bisolvon, na Boehringer; o desenvolvimento do segmento de specialties na área de food ingredients na Dupont America Latina; projetos no mercado Europeu e Africano e, claro, minha vinda para a Herbalife, que marcou uma guinada em minha carreira em uma indústria que era até então desconhecida para mim.
3. Agora, explique-nos quais são os principais produtos da empresa, seus diferenciais e como ela se posiciona no mercado de alimentos para fins especiais?
A Herbalife é uma empresa, comunidade e plataforma líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980.
A marca oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. São alimentos e suplementos práticos e de alta qualidade que atendem diferentes necessidades, como o controle do peso e o ganho de massa muscular, a fim de apoiar um estilo de vida saudável e ativo, e ajudar as pessoas a viverem sua melhor vida.
A linha de produtos mais famosa é a dos Shakes Substitutos de Refeição, sendo que a marca é a líder da categoria no Brasil.
Regularizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os Shakes são uma opção prática e versátil para o gerenciamento de peso. Eles são desenvolvidos por uma equipe composta por mais de 300 cientistas, produzidos com as melhores matérias-primas, rastreáveis do plantio à fabricação e passam por mais de 150 testes rigorosos para garantir a segurança e o padrão da companhia, realizados em laboratórios certificados pelo ISO 17025 para garantir sua qualidade e segurança.
Toda a matéria-prima é fornecida por parceiros comprometidos com o alto padrão de qualidade exigido pela empresa e permitem a rastreabilidade completa desde o plantio, cultivo e colheita.
OUTROS PRODUTOS
Além dos Shakes, a Herbalife também conta com um vasto portfólio com mais de 60 produtos no Brasil. São alimentos e suplementos práticos para incluir no dia a dia, entre eles, barras de proteínas, chás, suplemento energético em pó (com cafeína e taurina), fibras, colágeno, além de tabletes multivitaminas, cálcio e ômega-3, e uma linha de suplementos para atletas e esportistas — Herbalife 24HOURS —, que inclui Whey Protein 3W, Creatina, Glutamina e um suplemento desenvolvido em parceria com o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, o CR7 Drive. Trata-se de suplemento com as funções de hidratar, repor os sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia aos músculos e cérebro a fim de contribuir para a performance na atividade física intensa;
4. Para concluir, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre você. Quais são seus interesses culturais fora do ambiente profissional? Você tem algum livro favorito ou podcast que não perde?
Fora do ambiente profissional, gosto de explorar temas que me ajudam a entender o mundo atual e o comportamento humano. Recentemente, li “21 Lessons for the 21st Century” de Yuval Noah Harari, que oferece reflexões sobre os desafios contemporâneos, e “The Happiness Trap” de Russ Harris, que aborda como encontrar bem-estar por meio de uma nova perspectiva sobre a felicidade.
No dia a dia, também gosto de me manter atualizado sobre economia e negócios com o podcast “A Estratégia do Dia” da Bloomberg, que traz análises rápidas e insights sobre o mercado.