1. Por favor comente sobre sua formação e trajetória profissional, falando um pouco da sua carreira dentro da Yakult.
Minha trajetória profissional começou com a conclusão da minha graduação em Direito pela Universidade Chuo, em Tóquio, em março de 1993. No mesmo ano, iniciei minha carreira na Yakult Honsha (Japão), atuando no planejamento de vendas na filial de Kanagawa. Posteriormente, migrei para a área de importação e exportação, onde atuei por aproximadamente quatro anos.
Em seguida, fui transferido para a filial da Yakult no México, para atuar na área comercial. Vim para a filial brasileira pela primeira vez em 2003, onde atuei por aproximadamente 11 anos no planejamento estratégico da área comercial. Em 2014, fui convidado a assumir a presidência da filial do Vietnã, onde fiquei por dois anos. Retornei para a Yakult Brasil como vice-presidente em 2016 e, em 2018, assumi o cargo de presidente executivo.
2. Quais conquistas ou realizações você destacaria como as mais importantes e significativas na sua carreira?
Fundamentalmente, a maior parte da minha trajetória profissional foi dedicada à expansão dos negócios da Yakult fora do Japão. Minha atuação não era apenas como administrador, mas como um parceiro das filiais internacionais, trabalhando junto com a equipe local e atuando diretamente no campo de vendas.
No meu primeiro período na Yakult do Brasil, foquei em planejar e implementar a estratégia para reposicionar a marca, expandindo o direcionamento do principal leite fermentado da empresa – lançado no Brasil em 1968 – para todas as faixas etárias, além do público infantil.
Já no Vietnã, me empenhei em estabelecer a estrutura comercial e administrativa da filial com o objetivo de fortalecer o negócio, que estava concluindo sua fase inicial. Assim, seria possível ‘decolar’ com força no processo de expansão.
Neste segundo período na Yakult do Brasil, onde estou atualmente, tenho me dedicado à revisão do portfólio de negócios da empresa, buscando reestruturá-lo para revitalizar sua força para o futuro. Importante lembrar que a Yakult do Brasil completa 57 anos em 2025 e foi a primeira filial a ser instalada fora da Ásia.
3. Como a Yakult se posiciona no mercado de alimentos para fins especiais?
Na cultura oriental existe um conceito de que alimento e medicamento vêm da mesma fonte; refletindo a crença de que a saúde individual deriva de uma dieta equilibrada. E, tradicionalmente, não havia uma distinção clara entre alimentos convencionais e especiais.
De acordo com esse pensamento, a Yakult sempre promove e disponibiliza os produtos com o objetivo de que sejam consumidos diariamente para a manutenção da saúde, não apenas por pessoas com alguma condição específica, mas buscando contribuir para uma vida saudável no dia a dia de todas as pessoas. Essa é a filosofia da empresa.
4. Como a ABIAD tem auxiliado sua empresa a identificar questões importantes em relação aos consumidores e novas oportunidades para o seu negócio?
O leite fermentado Yakult com o probiótico Lactobacillus casei Shirota é o produto carro-chefe do Grupo Yakult em nível global. No Brasil, a atuação da ABIAD junto ao órgão regulador foi essencial para avanço no aspecto regulatório, contribuindo para maior conhecimento e credibilidade dos probióticos junto aos consumidores brasileiros.
Entretanto, os desafios continuam, pois, com o rápido avanço da ciência e da tecnologia, é necessário acompanhar as alterações das regulamentações.
Neste contexto, a ação da ABIAD e sua relação com os órgãos governamentais torna-se vital para garantir que a população tenha cada vez mais acesso a produtos inovadores e às informações claras e responsáveis dos seus benefícios.
5. Queremos conhecer um pouco mais sobre você fora do ambiente profissional. Quais seus hobbies, que recomendação de livro, filme ou podcast você pode nos oferecer e, por favor, deixe uma mensagem para o jovem profissional que está iniciando sua carreira nesse mercado.
Nos meus dias de folga prefiro estar em casa. A leitura de livros com temáticas diversas me agrada bastante. Porém, para evitar o sedentarismo, procuro caminhar no Parque Ibirapuera pelo menos uma vez por semana.
Como tenho passado quase metade da minha vida longe da minha terra natal, me despertou o interesse por temas relacionados à movimentação de pessoas (imigração) e à variedade cultural, entre outros.
Assim, recentemente tenho dedicado bastante tempo à leitura de livros sobre esses assuntos, além de também explorar temas relacionados à saúde intestinal e, especialmente, sobre microrganismos. Inclusive, estudos científicos recentes revelaram que a diversidade das cepas é crucial para os microrganismos presentes no intestino, e acredito que a diversidade é realmente um fator essencial para todos os seres vivos.
Gostaria de transmitir aos jovens que desejam atuar no mercado de alimentos para fins especiais que oferecer um alimento que contribua para a saúde possui um grande significado. É um trabalho muito consciente, que envolve muito mais do que um simples processo de produção e pode impactar positivamente a vida das pessoas. Convido vocês a fazerem parte deste negócio para que, juntos, possamos melhorar a qualidade de vida da sociedade no mundo.
6. É uma tendência na indústria de alimentos o investimento em Inteligência Artificial?
Considero o aproveitamento da tecnologia digital como algo indispensável para otimizar a eficiência do trabalho, especialmente no desenvolvimento de estudos básicos e de produtos. Atualmente, algumas empresas já utilizam a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) no Serviço de Atendimento ao Cliente, com o intuito de responder automaticamente às dúvidas mais frequentes dos clientes e consumidores.
Contudo, a IA nem sempre apresenta resultados desejados e precisos. Portanto, o investimento realizado nesta área no momento não deve ser encarado com a expectativa de um retorno imediato. Na Yakult, o investimento ainda está na fase inicial do aproveitamento e estamos estudando o potencial desta ferramenta.