O primeiro semestre de 2022 marca o segundo período consecutivo de alta no consumo aparente de alimentos para fins especiais e congêneres. O destaque fica com a variação positiva nas bebidas dietéticas e o crescimento nos edulcorantes.
Devido à expansão de 2% nos números acumulados de 2022, o balanço geral para o setor de alimentos para fins especiais é positivo. A comparação foi feita tomando como base os seis primeiros meses do ano anterior, e indica que essa evolução se deve ao aumento de 1,7% nos edulcorantes e à variação positiva de 12,6% nas bebidas de baixa caloria, também conhecidas como dietéticas.
A saída da inatividade econômica pela população e a consequente queda na taxa de desocupação (9,3%), registrada até o fim de março de 2021, são fatores de melhoria do cenário econômico do país e que podem ter contribuído com o mercado de alimentos para fins especiais, um setor importante para a economia brasileira.
Outro indicativo considerado neste balanço é o próprio contexto de saída da pandemia. Os novos hábitos alimentares adquiridos durante o isolamento social e a valorização da saúde e bem-estar são condições que interferem na escolha dos brasileiros por produtos com este perfil.