Os edulcorantes como aliados da saúde e os benefícios da inovação na indústria alimentícia - Abiad

Os edulcorantes como aliados da saúde e os benefícios da inovação na indústria alimentícia

25 de abril de 2024

1. Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, você poderia destacar a importância dos edulcorantes na promoção da saúde e quais são benefícios diretos que se obtém ao consumi-los?

Uma grande parte da população costuma consumir sobremesas após as refeições, ou aquele cafezinho que acompanha um chocolate, não é mesmo?

Essa experiência está atrelada a inúmeros fatores, tais como, a sensação de felicidade momentânea. O gosto doce dos alimentos é uma das características sensoriais que reforça esta prática habitual.

Seja pela busca de saudabilidade, controle do consumo de açúcares ou até mesmo por restrições de saúde, como é o caso de pessoas diabéticas, os edulcorantes são importantes aliados para a população que busca alternativas de substituição em promoção a sua saúde. Isso porque conferem dulçor sem aportar calorias, sendo possível manter indulgência e experiência sensorial.

Os benefícios diretos dos edulcorantes estão principalmente relacionados a sua segurança de consumo atrelado a redução dos níveis de açúcar no sangue, principalmente para aqueles indivíduos que estão controlando o diabetes tipo 2, ou seja, não tem efeito sobre os níveis de glicose ou insulina e são rapidamente excretados do corpo. Ainda, não havendo açúcares, não contribui para a formação de cárie dentária.

Assim, o uso de edulcorantes é uma estratégia interessante, pois atrelada a uma rotina com hábitos saudáveis, auxilia o indivíduo a atingir seus objetivos particulares.

2. O que podemos destacar em termos de inovação e desenvolvimentos de novos produtos dentro da categoria de edulcorantes?

O tema edulcorante sempre é destaque em diferentes pautas e não seria diferente para inovação e desenvolvimento de novos produtos.

Em uma visão global sobre o tema, a todo momento novas moléculas são estudadas para se buscar o melhor equilíbrio entre “poder” edulcorante, perfil de dulçor, rotulagem e custo. As inovações vão além de encontrar novas moléculas, mas também em buscar processos de produção mais eficientes e sustentáveis.

Um exemplo de evolução em tecnologia e inovação é o universo dos edulcorantes à base de stevia. Ao longo dos anos, novos glicosídeos de steviol foram descobertos, estudados e aprovados para uso em alimentos e bebidas. A combinação destes glicosídeos possibilita alcançar perfil de adoçamento muito mais limpo e otimizado para que o consumo de produtos reduzidos ou sem açúcares seja mais prazeroso. Hoje sabemos que a indústria pode formular excelentes produtos adoçados apenas com a stevia, o que no passado não era tão simples. As diversas tecnologias de reconstrução de corpo e funcionalidade também não podem ser esquecidas e atuam juntamente com os edulcorantes de alta intensidade nas reformulações.

Pesquisas relacionadas a novas tecnologias e/ou novas fontes como alternativas de obtenção também são destaque quando se fala de inovação. Um dos grandes diferenciais em termos de estratégia de mercado é a busca por aprovações específicas baseadas em estudos profundos e diferenciados das empresas que atuam neste segmento.

As tendências do mercado também acompanham a necessidade do consumidor. Estudos observam que cada vez mais, os consumidores buscam alternativas aliadas a naturalidade, como também transparência e redução de impactos ambientais relacionados à produção e ao consumo de alimentos. Neste sentido, alternativas sustentáveis, origem natural, e rastreabilidade têm ganhado cada vez mais foco e sendo base para futuras inovações.

3. Para concluir, poderia nos explicar como a categoria de edulcorantes pode ser integrada a uma estratégia que atenda à demanda da população por hábitos saudáveis?

O consumidor tem aumentado cada vez mais a busca por hábitos saudáveis e suas escolhas têm se direcionado por alimentos que satisfaçam seus desejos, porém, sem perder o prazer pelo que consomem.

Segundo pesquisa proprietária realizada com consumidores brasileiros em 2023, 51% dos consumidores diz ter aumentado a busca por alimentos e bebidas reduzidos ou sem açúcares e 59% diz ter aumentado a atenção à lista de ingredientes (*).

Reduzir açúcares da dieta é uma das rotas escolhidas para o controle de peso e, consequentemente, manutenção da saúde. Mas sabemos que os consumidores nem sempre estão dispostos a abrir mão do sabor.

Esta mesma pesquisa acima mencionada, mostrou que adoçantes de stevia possuem uma alta aceitação quando comparados a outros edulcorantes, onde 77% dos consumidores indicam a stevia como um substituto bem aceito ao açúcar (*). Além disso, 58% dos consumidores também a reconhecem como uma alternativa mais saudável.

Neste contexto, a indústria tem um papel importante que é desenvolver produtos que atendam as preferências dos consumidores, cada vez mais exigentes e atentos, pensando também nos processamentos industriais e objetivos de custo.

Os edulcorantes são excelentes ferramentas para recompor dulçor de forma segura e simples, sendo que alguns ainda são sinérgicos entre si possibilitando otimização de uso e melhoria de perfil, ou ainda podem ser combinados com outras tecnologias para maior eficiência na reconstrução de todas as funcionalidades do açúcar.

(*) Pesquisa Proprietária Atlas 2023, Ingredion

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