Na América do Sul, o mercado de ingredientes prebióticos apresenta projeção para registrar taxa de crescimento anual composta de 7,4% durante o período previsto de 2020 a 2025 (Compound Annual Growth Rate). Esse número é impulsionado, principalmente, pelo aumento significativo na conscientização do público em relação aos benefícios dos prebióticos para a saúde digestiva e geral.
Isso acontece porque há uma forte consolidação na região, com número limitado de participantes nacionais e multinacionais disputando por essa fatia de mercado disponível. A fusão, expansão, aquisição e parceria de empresas, juntamente com o desenvolvimento de novos produtos, são estratégias adotadas por companhias líderes dessa região para aumentar a presença de suas marcas entre os consumidores.
Entre os tipos de ingredientes prebióticos, os fructooligossacarídeos (FOS) e galactooligossacarídeos (GOS) são amplamente utilizados na indústria alimentícia, devido à sua alta digestibilidade e à sua capacidade de serem incorporados em várias aplicações, incluindo fórmulas infantis, alimentos e bebidas fortificadas, suplementos dietéticos, bem como em outros produtos alimentares. Esses ingredientes são valorizados pelos fabricantes de alimentos porque melhoram a qualidade nutricional desses produtos, bem como a saúde gastrointestinal dos seus consumidores.
Dentre os países da América do Sul, o Brasil é aquele que se destaca por ter a maior fatia de receita em prebióticos da região. No entanto, a sua indústria de alimentos enfrenta alguns desafios em relação à produção e comercialização dos ingredientes. Um desses desafios é garantir que os prebióticos sejam adicionados em quantidades adequadas e que permaneçam ativos durante o armazenamento e processamento.
Nesse caso, a dinâmica “demanda do consumidor x o que as empresas oferecem em resposta ao que está sendo procurado para consumo” é fundamental para que se possa entender e avançar no mercado de ingredientes prebióticos dentro da região. A comunicação e informação sobre os benefícios dos prebióticos também são fundamentais para garantir que estes produtos sejam bem compreendidos e utilizados pelos consumidores, o que pode impulsionar a demanda de forma relevante.