ABIAD participa do Warm Up da FISA 2020 com webinar sobre suplementos alimentares

A ABIAD esteve presente no Warm Up da Food Ingredients South America 2020, representada pela sua diretora executiva, Gislene Cardozo. No webinar, estavam ao lado da Gislene, Ana Claudia Zanini, analista científica da Prodiet Medical Nutrition; Gislaine Beni Gutierrez, presidente do Conselho Diretivo da ABIFISA – Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde; Mariana Gimenez Vasconcellos, consumer marketing manager na Nestlé Health Science; e Léia Tomaz Pipulini, diretora de vendas e marketing América do Sul na Gelita.

Gislene iniciou o webinar trazendo um panorama sobre os suplementos alimentares no Brasil, com dados comparativos da primeira pesquisa de suplementos, em 2015, seguido pela conquista do novo marco regulatório, de 2018 e finalizou com a segunda pesquisa, publicada neste ano, que apontou crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no país.

De forma geral, o debate girou em torno de oportunidades e desafios no uso dos suplementos alimentares. Considera-se como desafio o desenvolvimento de produtos que compreendam as necessidades do consumidor, além da dedicação às pesquisas científicas. As oportunidades se devem ao fato de os consumidores estarem mais atentos ao bem-estar, além de procurarem por soluções para manterem sua saúde.

A área da regulamentação e a questão dos claims têm sido pontos essenciais para as empresas que estão buscando informações e respaldo científico na criação de novo produtos. Este é um mercado promissor em relação ao crescimento de ingredientes e produtos, dando chance para inovações na área.

Ana Claudia Zanini, analista científica da Prodiet Medical Nutrition, confirmou a ascensão do consumo de suplementos alimentares e a dedicação no desenvolvimento de produtos que possam auxiliar os consumidores. A profissional ressalta que a população idosa visa a longevidade, principalmente, com foco na saúde cerebral e isso se reflete no consumo de suplementos por esta faixa etária.

Na outra ponta da segmentação por faixa etária, Mariana Gimenez Vasconcellos, consumer marketing manager na Nestlé Health Science, comentou que, nos últimos tempos, mais pessoas vêm utilizando a suplementação nutricional, principalmente durante a pandemia, com foco na manutenção da saúde para imunidade.

Gislaine Beni Gutierrez, presidente do Conselho Diretivo da ABIFISA, trouxe informações sobre o mercado de suplementos alimentares que utilizam extratos vegetais. Ela afirmou ser muito importante a avaliação regulatória, principalmente na segurança de uso. Já existe uma lista para avaliação de segurança na utilização dos extratos nos suplementos e a Anvisa tem esse tema em vista. Comentou ainda que, diferentemente dos medicamentos, os suplementos são para manutenção da saúde e não para tratar ou curar doenças.

Léia Tomaz Pipulini, diretora de vendas e marketing América do Sul na Gelita, abordou os suplementos direcionadas a perda de colágeno que, além da questão da idade é importante para manutenção do corpo, inclusive, dos músculos, ossos, tendões e ligamentos. Abordou também os nutri cosméticos, muito importantes para o segmento esportivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *