No último dia 22 de abril, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABIAD, com a presença de 48 pessoas entre executivos, associados e parceiros. Durante o encontro virtual foram apresentados e discutidos temas importantes para a associação como governança corporativa, planejamento estratégico, as realizações da entidade e dos Grupos de Trabalho (GTs) e os principais projetos para o ano de 2021.
Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD, iniciou a apresentação lembrando as diretrizes organizacionais da Associação e sua estrutura de atuação, que esse ano conta com uma novidade: a ampliação da coordenadoria técnica com a contratação de mais um profissional. Gislene também deu as boas-vindas à nova associada, ADM.
Entre os principais acontecimentos da ABIAD de janeiro a abril de 2021, foram destacados a realização de 134 reuniões de trabalho; 72 videoconferências; 7 reuniões com a ANVISA; contatos com potenciais novos associados; participação em webinars e ações da associação para o combate à pandemia da COVID-19, incluindo a manutenção do comitê interno da entidade.
Rodrigo Garcia, presidente da ABIAD, destacou que para o ano de 2021 a prioridade será aprimorar a governança corporativa da associação, levando em consideração seis programas de atuação: associados, diretoria, gestão, código de ética e de conduta, conselho fiscal e auditoria, incluindo a contratação de uma empresa que fará a auditoria nas contas da associação com o objetivo de reforçar as boas práticas dos recursos financeiros da ABIAD.
Durante a AGO, também foram apresentados os principais avanços do planejamento estratégico dos GTs, composto por quatro pilares principais: técnico, comunicação, relações institucionais e governança. Já foram construídos a matriz SWOT e suas abordagens; agenda e plano de ações na maioria dos grupos; estabelecimento de novos materiais e, na comunicação, a criação de fichas técnicas e projetos especiais.
As empresas parceiras da ABIAD – BMJ, consultoria de relações governamentais; Websetorial, consultoria para assuntos econômicos e LVBA, agência de relações públicas – também participaram do encontro, apresentando os principias resultados do ano que passou e primeiro trimestre de 2021.