Anvisa promove webinar sobre simplificação para novos ingredientes alimentares - Abiad

Anvisa promove webinar sobre simplificação para novos ingredientes alimentares

10 de junho de 2021

A Anvisa realizou webinar com a maioria das associações representantes de setores de alimentos regulados para falar sobre a estratégia de simplificação de petições de análises de novos ingredientes.

Ocorrido no dia 19 de maio, mais de 150 pessoas acompanharam as apresentações da Anvisa. Por parte da ABIAD, participaram a diretora executiva, Gislene Cardozo, as duas coordenadoras técnicas, Kathia Schmider e Lúcia Rodrigues, e os coordenadores de GTs.

A Dra. Ligia Schreiner, gerente da GEARE – Gerência de Avaliação de Risco e Eficácia da Anvisa, e Thalita Lima, gerente geral da GGALI, foram as representantes da Anvisa que conduziram a apresentação do projeto em andamento, cujo objetivo é dar maior celeridade às aprovações de novos ingredientes para alimentos. Essa questão se tornou ainda mais relevante nos últimos anos, devido ao aumento dos pedidos de novos ingredientes por parte da indústria, o que também ocasionou aumento na fila das aprovações.

A Anvisa apresentou quatro tipos de petições a serem simplificadas:

  • Avaliação de equivalência da especificação;
  • Avaliação de novos alimentos in natura;
  • Extensão do uso de ingredientes aprovados anteriormente para novas categorias de alimentos;
  • Avaliação por aproveitamento de análises realizadas por autoridades reguladoras estrangeiras.

Trata-se de uma estratégia que abriria às empresas a possibilidade de terem seus processos analisados de forma simplificada ao saírem de uma fila normal de avaliação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *