Congresso da ANAD aborda nutrição em diabetes com participação da ABIAD

29 de setembro de 2021

A ABIAD participou do evento online da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, 25º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes – Ciclo de Simpósios Magnos Exclusivos no dia 14 de setembro, na mesa “Aspectos da nutrição em D.M.”

O evento foi apresentado pelo presidente da ANAD, Dr. Fadlo Fraige Filho, com a participação da nutricionista Leila Hashimoto, abordando as perspectivas e recomendações nutricionais para o D.M., e a coordenadora técnica da ABIAD, Maria Lúcia Rodrigues, tratando sobre as legislações existentes para D.M. e desafios para sua regulamentação.

Leila, nutricionista, doutora em Ciências, foi convidada pela ABIAD para a mesa neste Congresso e conduziu sua apresentação sobre o tema “Perspectivas e recomendações nutricionais para a D.M.” Mostrou dados de diversos estudos sobre o impacto da alimentação na D.M., restrição de açúcar, o consumo de alguns tipos de edulcorantes como substitutos dos açúcares com segurança e qualidade de vida, e a necessidade de suplementação de nutrientes.

A coordenadora técnica da ABIAD, Maria Lúcia Rodrigues, graduada em direito e com atuação na indústria de alimentos há mais de 20 anos, tratou sobre “Legislações existentes para D.M e desafios para sua regulamentação”; abordou a Portaria SVS nº 29/1998, as Resoluções RDCs nº 18/2008 e nº 271/2005, ressaltando que ainda não há uma legislação específica sobre os alimentos para D.M., sendo tratada no Regulamento Técnico para os alimentos para fins especiais.

Ela falou também sobre legislação internacional e o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aborda sobre D.M. Maria Lúcia destacou que mesmo com os esforços das autoridades nacionais e internacionais, que continuam cumprindo o seu papel de extrema importância na avaliação da segurança, efetuando continuamente a atualização da regulamentação, o maior desafio ainda recai sobre a responsabilidade na interpretação e veiculação das informações nos meios de comunicação, pois esta será a forma como a informação chegará ao consumidor final e profissionais de saúde.

A mesa “Aspectos da nutrição em D.M.” dentro do Congresso da ANAD está disponível no canal do YouTube da própria associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *