1. Para começar, o senhor poderia apresentar-se, comentando aspectos de sua formação profissional e trajetória até se tornar presidente da Ajinomoto no Brasil?
Minha graduação foi em Biotecnologia. Após me formar nessa área, fui atraído para a Ajinomoto devido à sua forte presença no segmento de alimentos e ao desejo de contribuir para a sociedade com novas criações.
Assim, em 1992, entrei para a empresa durante um período de conhecido crescimento econômico, quando muitas organizações buscavam expandir suas áreas de atuação. Nesse contexto, surgiu a oportunidade de explorar o desenvolvimento de materiais eletrônicos, uma área não convencional para a Ajinomoto, porém rica em possibilidades de inovação.
Seguindo esse caminho, em 1999, nós alcançamos sucesso no desenvolvimento de um material de isolamento para placas de embalagens de semicondutores, abrindo portas para fornecer essa inovação para uma grande fabricante de produtos eletrônicos. Ao longo de duas décadas, essa colaboração prosperou, impulsionada pelo comprometimento do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, resultando em um desempenho exemplar.
O êxito do “Ajinomoto Build-up Film®”, como foi denominado esse material de isolamento, culminou na minha nomeação como presidente da Ajinomoto Fine-Techno, responsável pela sua produção dentro do Grupo Ajinomoto. A partir de 2022, assumi a presidência da Ajinomoto do Brasil, uma progressão natural devido ao sucesso do produto e à minha experiência na empresa.
2. Qual você acha que pode destacar como os maiores desafios específicos no Brasil como líder empresarial?
Reconheço o Brasil como um país que possui potencial, destacado por sua população de mais de 200 milhões de habitantes e sua capacidade no setor do agronegócio, o que nos faz enxergar oportunidades.
Na Ajinomoto do Brasil, nossa missão é utilizar os produtos da empresa, tanto em aminoácidos quanto em alimentos, para atender às necessidades nutricionais dessa ampla população brasileira.
3. Por favor, nos fale sobre o segmento de mercado em que a Ajinomoto opera e quais categorias se qualificam como alimentos para fins especiais:
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.
Nossos produtos têm como matéria-prima a fermentação da cana-de-açúcar, em um processo que chamamos de “biociclo”. Os co-produtos líquidos dessa fermentação são extremamente nutrientes, os quais reintroduzimos no cultivo da cana-de-açúcar, garantindo que não se perca nada dentro desse ciclo produtivo. Tanto nossos alimentos quanto nossos aminoácidos têm origem nesse processo, essa é a base.
Por meio dessa produção, oferecemos uma variedade de alimentos, como o conhecido tempero Sazón®, e fornecemos suplementos para grandes empresas de suplementos esportivos e alimentares.
Além disso, vale mencionar um importante produto de nosso portfólio: as especialidades químicas, como os umectantes, empregados na indústria de cosméticos. Nosso foco principal nesses produtos é a biodegradabilidade, visando promover a sustentabilidade ambiental.
Outro destaque são as enzimas especiais, que têm a propriedade de aglutinar e criar ligações entre, por exemplo, tiras de carne bovina ou salmão. Esse processo possibilita o aproveitamento desses produtos em presuntos, hambúrgueres, massas e outros alimentos, o que resulta em uma redução da perda de alimentos e contribui para o combate ao desperdício alimentar, algo que considero ser uma das importantes contribuições da Ajinomoto.
4. Por que esses produtos são importantes para o setor de alimentos para fins especiais no Brasil?
Entendo que é bastante claro que nossos aminoácidos têm um grande potencial para criar produtos como, por exemplo, o AJI-NO-MOTO® (realçador de sabor que traz o gosto umami para as preparações) e contribuir para a sociedade por meio do sabor e da nutrição.
A partir disso, diversos outros produtos com essa especialidade também podem ser desenvolvidos e gerar benefícios ao setor de alimentos.
5. Agora, o senhor poderia fazer uma avaliação da parceria entre a ABIAD e a Ajinomoto Brasil?
Dentro do Grupo Ajinomoto, entre as funções dos aminoácidos, encontramos produtos que auxiliam na melhoria da qualidade do sono e na mobilidade de pessoas idosas. Entendemos que, para a eventual importação ou introdução desses produtos no Brasil, é necessário cumprir uma série de registros para atender aos regulamentos das autoridades competentes nessa área.
A ABIAD é uma entidade capaz de oferecer suporte nesse aspecto regulatório, dada sua expertise e capacidade, o que pode acelerar o lançamento desses produtos e contribuir para seu abastecimento mais rápido dentro do país, possibilitando, assim, o oferecimento deles para a população brasileira.
Outro desafio enfrentado pela Ajinomoto são as regulamentações sobre o FOP (Front of Package), que também são de grande importância para nossos produtos. Nesse sentido, sempre contamos com o conhecimento e a experiência da ABIAD para lidar com esse tema.
Para complementar, tenho conhecimento das empresas que integram a ABIAD e que compartilham da mesma missão e objetivos corporativos. Assim, vejo um grande potencial para buscar parcerias e colaborações no desenvolvimento de produtos e na troca de conhecimentos entre nossas empresas.
6. Para fechar a entrevista, gostaríamos de saber alguma curiosidade sua. Fora do ambiente profissional, quais são seus gostos culturais?
Em 2004, tive a experiência de passar dois anos na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Agora, estou no Brasil, e aprecio muito a cultura da liberdade presente no continente americano. Com isso, digo que meu grande hobby se tornou viajar e explorar o turismo.
Na minha posição como presidente, tenho a oportunidade de visitar vários países na América do Sul. Além das responsabilidades de negócios, faço questão de reservar os finais de semana para explorar os pontos turísticos e, principalmente, conhecer a cultura e a culinária típica locais, pois essas experiências me servem como inspiração para aprimorar nossos produtos alimentícios na Ajinomoto.
Por fim, falando sobre uma curiosidade, se eu não tivesse seguido o caminho até a Ajinomoto, outra vocação que consideraria seguir seria ter cursado medicina e me tornado médico.
7. Há mais alguma coisa que você gostaria de adicionar às suas respostas ou comentar?
Gostaria de compartilhar que, neste momento, a Ajinomoto iniciou um teste de mercado de um produto congelado e importado, o Gyoza (bolinho estilo japonês). Por meio dele, desejamos contribuir para o bem-estar e a saúde da população brasileira.
Trata-se de um alimento de alta qualidade e nutritivo. Acreditamos que esse tipo de colaboração no mercado pode auxiliar ou contribuir para o bom desempenho do setor no Brasil.