Principais desafios da indústria de alimentos – análise

03 de setembro de 2021

A BMJ Consultores Associados elaborou uma análise sobre os principais desafios da indústria de alimentos.

O documento é dividido em cinco grandes temas:

  • Impactos da pandemia na segurança alimentar;
  • Cenário internacional;
  • Saúde e alimentação;
  • Rotulagem nutricional; e
  • Greenwashing.

Em “Impactos da pandemia na segurança alimentar”, destaque para o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021”, publicado no dia 12 de julho, com informações sobre o tema a nível global após o início da pandemia. Nos “Cenários internacionais”, o destaque fica com a participação do Brasil na pré-cúpula dos sistemas alimentares da ONU. Países do continente americano realizaram ação conjunta neste evento com a apresentação de uma posição unificada, sendo que cinco itens desta lista são sobre transformação no sistema alimentar.

Em “Saúde e alimentação”, além da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade (Proteja), destaca-se uma questão importante sobre a discussão da reforma tributária, na qual um dos itens que passou a ser discutido foi o chamado “imposto do pecado” ou imposto sobre produtos que “geram externalidades negativas”. Nesse contexto, a indústria alimentar também entra no foco das discussões sobre a sobretaxação de produtos açucarados e “ultra processados”.

No item “Rotulagem nutricional”, o destaque fica com a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor/Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, concedendo medida cautelar pleiteada pela ABIA para que o Carrefour Comércio e Indústria Ltda suspenda, imediatamente, a disponibilização da ferramenta de seu app “Meu Carrefour”, denominada “Nutri Escolha”.

Em “Greenwashing” a atenção foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o enfraquecimento dos compromissos ambientais frente ao impacto das atividades produtivas.

1 Comentário

  1. Excelente material .
    Essa breve análise nos situa frente aos desafios do setor de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *