Proteína é aliada para recarregar as energias - Abiad

Proteína é aliada para recarregar as energias

20 de fevereiro de 2018

Os cinco dias de folia do carna­val geralmente são acompanha­dos pelo pouco cuidado com a ali­mentação, como a ingestão de alimentos altamente calóricos de baixo valor nutricional, bebidas al­coólicas e pouca atenção ao consu­mo de água. Dessa maneira, após o período de festas, a grande maioria das pessoas acaba adotando estra­tégias restritas, como as dietas da moda, para perder rapidamente o excesso das calorias consumidas.

O álcool, que é ingerido em grandes quantidades neste perí­odo, acaba sendo o grande vilão: uma lata de cerveja, por exemplo, tem em média 150 calorias “va­zias”, sem nutrientes, que o orga­nismo não aproveita e armazena em forma de gordura, causando inchaço e retenção hídrica.

A melhor maneira de voltar atrás do prejuízo é retomar os bons há­bitos da boa alimentação, garan­tindo a reposição de vitaminas e minerais, além de uma boa hidra­tação. Nas refeições, a proteína é uma grande aliada para garantir mais disposição, energia e mais sa­ciedade.

De acordo com a nutricio­nista Priscila Bergamin, ter a inges­tão adequada deste nutriente – nem pouco nem muito, é ideal para uma alimentação equilibrada, auxilian­do na produção de enzimas e hor­mônios. “Ainda temos a produção de anticorpos, que ajuda para que o sistema imunológico não fique en­fraquecido, evitando doenças e in­fecções”, complementa Priscila.

Apostar em lanches ricos em proteína é uma boa estratégia para diminuir o apetite e, assim, atingir bons resultados. Uma op­ção prática e rica em nutrientes são os iogurtes e shakes enriqueci­dos com proteína do soro do leite. Com 14g de proteína por porção, é o único do mercado a oferecer 60% de sua composição de pro­teína do soro do leite, garantindo uma quantidade de proteínas de alta qualidade, alta digestibilidade e, principalmente, trazendo todos os aminoácidos essenciais.

Além de ser uma opção prá­tica e saborosa, uma única uni­dade do produto, de 250g, seja do iogurte ou do shake, repõe 19% da necessidade diária de proteí­nas, considerando a referência de uma dieta de duas mil calorias, de acordo com a Anvisa.

Outro ponto positivo dos shakes e iogurtes enriquecidos com este macronutriente é que são produzidos com ingredientes saudáveis, como o adoçante natu­ral stévia. “Alimentos com açúcar são de difícil digestão pois exigem muito do organismo, nos levan­do à indisposição, causando sono e cansaço”, explica a especialista. Segundo Priscila, consumir ali­mentos livres de açúcar é um óti­mo passo para garantir mais dis­posição.

Para uma alimentação ideal e individualizada, é importante des­tacar a importância do acompa­nhamento de um nutricionista, que irá auxiliar na quantidade ide­al de cada macronutriente.

Fonte: Diário da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *