Reunião discute critérios microbiológicos em alimentos - Abiad

Reunião discute critérios microbiológicos em alimentos

27 de agosto de 2019

ABIAD marcou presença na reunião de consolidação das consultas públicas 541 e 542/2018, que tratam da atualização dos Padrões Microbiológicos para Alimentos

No dia 14 de agosto, aconteceu na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais uma reunião referente ao processo regulatório com proposta de atualização dos critérios microbiológicos em alimentos, que são indicadores utilizados para verificar se as medidas de controle adotadas pela cadeia produtiva de alimentos são efetivas.  A ideia é garantir que o consumo de alimentos esteja dentro de níveis aceitáveis, minimizando riscos à saúde da população.

Durante o encontro, foi apresentado pela Gerência de Avaliação de Riscos e Eficácia (Geare), responsável pelo tema, o relatório de consolidação da análise das contribuições feitas ao texto proposto pela Anvisa, após as consultas públicas 541 e 542/2018. Este processo passou pela etapa de estudo e avaliação das alternativas regulatórias, momento em que foram realizadas reuniões técnicas com diversos segmentos da sociedade, como academia, setor produtivo e órgãos de governo.

Na ocasião, a ABIAD esteve representada por sua Coordenadora Técnica, Kathia Schmider, pela Coordenadora de Assuntos Regulatórios da Bayer, Mariana Falchi, e Maria Walderes Pinho, Gerente de Assuntos Regulatórios da Nutricium.  As representantes da ABIAD tiveram como tarefa verificar se as considerações da associação, enviadas durante a Consulta Pública, seriam contempladas, além de levarem contribuições adicionais sobre o assunto.

“O resultado da reunião foi positivo, o que reforça a importância do trabalho da Associação e o engajamento nos processos regulatórios junto à Anvisa”, comentou Kathia.

Como próximo passo, a Geare fará o encaminhamento de proposta de regulamento para deliberação da Diretoria Colegiada da Agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *