No dia 3 de junho, a ABIAD realizou de maneira virtual uma reunião tendo como foco o Diálogo Setorial promovido pela ANVISA sobre a categorização de ingredientes obtidos de vegetais, tais como extratos, concentrados e fermentados de vegetais. Tal encontro foi motivado por uma vídeoconferência realizada pela Gerência de Padrões e Regulação de Alimentos – Gepar/Ggali da Anvisa no dia 15 de maio, ocasião em que a ABIAD estava representada pela área Técnica.
Representantes de 23 associadas participaram do encontro, visto que o tema é sensível e de alto impacto às empresas. Os presentes abordaram alguns pontos de preocupação que necessitam de esclarecimentos, como o chamado clean label, o papel tecnológico destes ingredientes nas composições dos alimentos especiais, entre outros aspectos mencionados no documento base da Anvisa.
O grupo se debruçou sobre o formulário intitulado “Consulta dirigida sobre categorização de ingredientes derivados de vegetais”, que a Gepar criou para coletar informações que, segundo a Anvisa, possam servir para discussões futuras. O documento é constituído de cinco seções:
Houve consenso entre os associados presentes de que é importante ter mais clareza sobre a finalidade e o uso das informações que vierem a ser enviadas, antes que as empresas e/ou a ABIAD forneçam seus comentários no formulário.
Diante disso, a decisão foi de que cada empresa faria uma análise minuciosa do formulário, com o objetivo de apontar as informações pertinentes e seguras para serem fornecidas. Com base nessas informações, a área técnica da associação faria um compilado, sem abrir os nomes das associadas participantes, para devolução à Anvisa até o dia 22 de julho.