Setor de alimentos para fins especiais promove a oferta de opções no desenvolvimento alimentar em resposta às demandas de consumo - Abiad

Setor de alimentos para fins especiais promove a oferta de opções no desenvolvimento alimentar em resposta às demandas de consumo

24 de janeiro de 2024

O mercado de alimentos para fins especiais apresentou crescimento nos primeiros nove meses de 2023. As perspectivas para 2024 continuam otimistas, impulsionadas pelo interesse em opções que promovem saúde e bem-estar, bem como pela demanda por novos produtos.

Paralelamente, dados compilados pela Websetorial, divulgados no boletim econômico da ABIAD em novembro de 2023, também revelam incremento de 2,7% no consumo aparente no setor, sendo os suplementos vitamínicos e as bebidas dietéticas os principais impulsionadores desse resultado.

Em comparação com o ano de 2022, esse aumento no consumo aparente representa uma elevação de 8,1% ao longo dos nove meses considerados. Destaca-se, ainda, a busca dos consumidores pelos concentrados de proteínas, os quais registraram uma ascensão de 4,6%. Já as bebidas dietéticas e de baixas calorias apresentaram crescimento de 20,6%.

O Relatório de Tendências 2024, produzido pela NutriConnection, empresa especializada na análise do mercado de nutrição e alimentos funcionais no Brasil, identifica um momento de mudança nos hábitos de consumo. Os consumidores estão cada vez mais valorizando a sustentabilidade na produção de alimentos e demonstrando uma preferência crescente por opções saudáveis. Essa mudança de comportamento tende a consolidar-se como uma tendência duradoura nos próximos anos.

Conforme indicado no Relatório, as preferências centradas na saúde e funcionalidade, exemplificadas pelos alimentos mencionados anteriormente, estão ligadas a uma compreensão mais ampla por parte dos consumidores sobre o impacto da nutrição na qualidade de vida. Outro aspecto relevante a ser destacado é a conscientização da indústria alimentícia quanto à sua responsabilidade na adesão aos critérios ESG, especialmente no contexto da sustentabilidade.

O entendimento, de acordo com o Relatório de Tendências, é de que os suplementos alimentares e produtos para a “beleza de dentro para fora”, como colágeno, antioxidantes e ômega-3 em suplementos e bebidas funcionais; e ingredientes orgânicos, como algas marinhas para cálcio e própolis para suporte imunológico, além daqueles voltados para a nutrição esportiva, constituem um mercado consolidado nos Estados Unidos. No Brasil, a perspectiva é de um desenvolvimento mais expressivo nos próximos anos.

De acordo com Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD, dentro do atual panorama de tendências de consumo diversificadas, o setor de atuação da associação aborda demandas que vão desde restrições alimentares até necessidades dietéticas particulares, além de contemplar adeptos de estilos de vida saudáveis. O objetivo não é apenas satisfazer exigências de maneira isolada, mas também promover uma abordagem inclusiva e variada no desenvolvimento de alimentos.

“Não nos limitamos apenas a atender às necessidades específicas dos consumidores já estabelecidas; também impulsionamos a criação de novos produtos. A busca por oferecer uma variedade de alimentos adiciona dinamismo ao mercado nutricional como um todo, permitindo que ele evolua em consonância com as mudanças nos estilos de vida contemporâneos”, explica Gislene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *