Não é todo mundo que precisa tomar suplemento para ver mais resultado nos treinos. Mas, em algumas situações, esses pozinhos repletos de nutrientes auxiliam na melhora do seu desempenho – de verdade.
1. Não tenho tempo para comer
Alguns suplementos – com moléculas menores e de mais fácil digestão do que a dos alimentos – podem ajudar. “A palatinose é um carboidrato que fornece energia de uma forma mais lenta, o que não prejudica quem quer emagrecer”, sugere o nutricionista esportivo Bruno Brown, do Rio de Janeiro. Outras opções de combustível: a maltodextrina e o carbo em gel.
Leia mais: Como os treinos ao ar livre influenciam seu resultado na corrida
2. Quero ganhar músculos
Você deve manter uma dieta rica em proteína, responsável pela reconstrução da massa magra. “Como só conseguimos absorver uma quantidade limitada dela por vez, é importante adicioná-la aos lanches”, recomenda a nutricionista Andreza dos Santos Dias, da marca de suplementos Nutri Factory. Vale apostar em alimentos naturais, whey protein, creatina ou BCAA.
3. Estou cansada
Quando isso for pontual, tome, meia hora antes do exercício, uma cápsula de cafeína, termogênico que estimula o sistema nervoso. “Ela melhora o foco e acelera o coração por até 40 minutos”, diz a nutricionista esportiva Natasha Barros, de São Paulo. Só que o composto tende a mascarar sua percepção de esforço. Então, só use-o se for indicado por um profissional, ok?
4. Fico doente com frequência
É gripe? “O excesso de atividade física faz a imunidade cair. Neste caso, os probióticos e a glutamina ajudam a reforçar a saúde do intestino e otimizar a absorção dos nutrientes”, diz Bruno. Já o ômega-3 tem efeito anti-inflamatório.
Fonte: msn.com