Uso de suplementos alimentares entre atletas e praticantes de exercício físico reflete mudanças nos hábitos de vida - Abiad

Uso de suplementos alimentares entre atletas e praticantes de exercício físico reflete mudanças nos hábitos de vida

21 de julho de 2024

Os suplementos alimentares utilizados por esportistas e pessoas que praticam exercício físico são produtos que ganharam destaque nos últimos anos, em consonância com a mudança de perfil do consumo em geral e uma postura mais ativa em relação aos hábitos saudáveis.

O mesmo ocorre com a prática esportiva. De acordo com o Vigitel Brasil 2006-2021, uma série de publicações sobre indicadores de prática de atividades físicas entre os brasileiros, elaborada pelo Ministério da Saúde, houve aumento na frequência de adultos com prática de atividade física no tempo livre, equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, variando de 30,3% em 2009, a 36,7% em 2021.

A segunda edição da Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada no ano de 2020 em cinco capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, com perfil de participantes composto por 50% de homens e 50% de mulheres, com idades entre 17 e 70 anos, revelou que 70% dos participantes aumentaram seus cuidados com a alimentação.

A influência da alimentação na rotina de exercícios físicos

Uma vez estabelecida a rotina de exercícios e variando conforme a intensidade e os objetivos almejados, a alimentação torna-se um fator importante no sentido de fornecer os nutrientes necessários. Ela serve como fonte de energia, auxilia na construção muscular e proporciona outros benefícios essenciais para quem pratica algum tipo de atividade.

Vale lembrar que há uma diferença importante entre exercício físico e esporte. O exercício físico é qualquer atividade planejada, estruturada e repetitiva que visa melhorar ou manter a aptidão física, como caminhadas, corridas, natação, musculação e yoga. Já o esporte envolve atividades físicas que seguem regras específicas e são competitivas por natureza, como futebol, basquete, tênis, atletismo e natação competitiva.

Destaca-se que, em ambos os casos, a nutrição adequada é necessária para se obter um bom desempenho. Alimentos para fins especiais, como os suplementos, são formulados para atender de maneira prática e eficiente às necessidades específicas de atletas e praticantes de exercício físico. Esses alimentos são recomendados para complementar a dieta e garantir que todos os nutrientes necessários estejam disponíveis ao organismo.

Cada ingrediente dos suplementos atua de forma direcionada para atender às necessidades nutricionais e de desempenho dos indivíduos, e podem ser categorizados em:

  1. Nutrientes: proteínas, carboidratos, fibras alimentares e/ou lipídios, geralmente indicados para a energia e construção muscular;
  2. Micronutrientes: vitaminas, minerais e/ou aminoácidos, importantes para diversas funções corporais e recuperação;
  3. Substâncias Bioativas: compostos que promovem benefícios adicionais à saúde, como antioxidantes;
  4. Enzimas: facilitam processos digestivos e metabólicos;
  5. Probióticos: microorganismos que promovem a saúde intestinal.

Considerando a função de cada uma dessas categorias, tais alimentos são importantes para todos que praticam atividades físicas regulares, sejam atletas ou não, ajudando a atender suas necessidades energéticas e nutricionais de acordo com a intensidade e frequência dos exercícios.

Em infográfico recente divulgado pela ABIAD, “Se é suplemento alimentar, está escrito”, são fornecidas orientações sobre o que é um suplemento alimentar e como identificá-lo durante a compra, além de informações sobre as formas farmacêuticas e funções específicas. Para acessá-lo, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *