4 novos códigos de pedidos de avaliação de novos ingredientes - Abiad

4 novos códigos de pedidos de avaliação de novos ingredientes

13 de dezembro de 2021

Em 11 de novembro, a Anvisa criou quatro códigos de assuntos relacionados a pedidos de avaliação de segurança e eficácia de novos ingredientes de alimentos que se somam aos anteriores.

São eles:

  • Código 4133 – avaliação de equivalência de especificação em relação a ingredientes já aprovados; 
  • Código 4134 – avaliação de segurança de novos alimentos in natura, minimamente processados ou desidratados, como hortaliças, tubérculos, cereais e frutas, incluindo espécies vegetais para o preparo de chás e especiarias, que tenham dados que sustentem seu histórico de consumo seguro como alimento;
  • Código 4135 – extensão de uso de ingredientes avaliados anteriormente para novas categorias de alimentos;
  • Código 4136 – avaliação de novos alimentos a partir do aproveitamento de análise realizada por autoridades regulatórias estrangeiras.

Segundo Thalita Lima, gerente-geral da GGALI, “Além de incorporar a boa prática do reconhecimento de avaliações já realizadas por outras autoridades de regulação de alimentos, estas simplificações trazem maior eficiência e proporcionalidade ao nosso trabalho”.

De acordo com a Anvisa, em todos os códigos de assuntos aplica-se o Fato Gerador 106-6 e o protocolo dos pedidos é eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *