ABIAD apresenta à Anvisa sugestão de nova estrutura para Guia de Validade de Alimentos - Abiad

ABIAD apresenta à Anvisa sugestão de nova estrutura para Guia de Validade de Alimentos

08 de outubro de 2021

No dia 23 de setembro, a ABIAD esteve em reunião com a Anvisa para apresentar proposta de alterações no Guia para Determinação de Prazos de Validade de Alimentos – Guia nº 16/2018, atualmente vigente.

O documento original foi publicado em outubro de 2018 e teve duas prorrogações de prazos para envio de contribuições, com data final em 5 de novembro próxima.

A ABIAD trabalhou em parceria com ABIA e a Sindusfarma para apresentar suas contribuições e facilitar à Anvisa a compreensão das especificidades de cada um dos setores envolvidos. Ressalte-se que o documento original é muito próximo da realidade de medicamentos e dificulta sua aplicabilidade para alimentos.

Após meses de estudo e conversas, o documento apresentado traz uma outra estrutura que contempla uma parte teórica e outra prática.

A parte inicial teórica foi elaborada dentro dos preceitos científicos e desenvolvida por uma universidade. Aborda a importância sobre a determinação de fatores microbiológicos, químicos e sensoriais; menção a métodos de análise diretos e indiretos; validação e monitoramento e alteração de vida útil dos alimentos.

A parte prática é específica para cada categoria em forma de capítulos, considerando a especialidade e o conhecimento sobre temas:

  • ALIFINS (Fórmulas enterais e Fórmulas infantis)
  • Suplementos Alimentares
  • Alimentos em geral

Os representantes da Anvisa presentes na reunião se mostraram receptivos à proposta e reiteraram a importância da discussão para o aperfeiçoamento do documento, que hoje é orientativo, mas que pode ser utilizado para a construção de uma futura proposta regulatória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *