ABIAD participa de webinar do CRF-SP sobre suplementos alimentares - Abiad

ABIAD participa de webinar do CRF-SP sobre suplementos alimentares

21 de julho de 2021

No dia 7 de julho, a ABIAD participou de webinar promovido pelo CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo) “Suplementos Alimentares: importância e benefícios da suplementação – dados e fatos”. O seminário foi mediado pelo vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow e contou com a participação da Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD, do nutrólogo, Dr. Thiago Gonçalves e da Priscila Dejuste, diretora secretária geral e  coordenadora do grupo de trabalho de suplementos alimentares do CRF-SP.

O médico Dr. Thiago Gonçalves abriu o evento abordando a ampla gama de indicações do uso de suplementos alimentares, as variáveis que podem influenciar o aproveitamento dos suplementos nas diversas situações, questões alimentares em idosos, diretrizes Braspen de terapia nutricional no envelhecimento, como escolher o melhor suplemento, marco regulatório de 2018, resolução do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) nº 656 de 2020 que trata sobre suplementos alimentares, e características de alguns suplementos, como vitamina D, bioativos e probióticos, ômega 3 e suplementos para atletas.

Na sequência, Gislene apresentou resumidamente a ABIAD e sua atuação, como forma de ampliar o conhecimento da associação pelos farmacêuticos. Comentou sobre a primeira pesquisa de hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, realizada em 2015, e seu papel na sensibilização da Anvisa sobre o tema, que resultou no marco regulatório de 2018 como categoria isenta de prescrição. Abordou a evolução dos hábitos de consumo de 2015 a 2020, data da segunda edição da pesquisa, com foco em como os consumidores dos produtos se informam, seus estilos de vida, como se alimentam, e seus hábitos de consumo de suplementos alimentares. Destacou o fato de que 51% dos consumidores adquirem suplementos por indicação de profissionais da saúde, mesmo não sendo uma categoria com prescrição obrigatória, e que a maioria das pessoas adquire esses produtos nas farmácias e drogarias, o que reforça a importância do papel dos farmacêuticos para informar e auxiliar os consumidores no ato da compra.

A Dra. Priscila fechou o seminário comentando sobre a importância que o Conselho dá à categoria, citando os fatos de que o CRF-SP possui um GT sobre suplementos alimentares desde 2016, e que abordaram a necessidade de regulamentação própria com a colaboração da ABIAD em 2017, um ano antes do marco regulatório. Comentou que os suplementos alimentares precisam ter dados de pesquisa e uma orientação adequada a todos os profissionais envolvidos em sua indicação, não somente os farmacêuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *