<strong>ABIAD participou de reunião com Anvisa para discutir nova norma de rotulagem nutricional</strong> - Abiad

ABIAD participou de reunião com Anvisa para discutir nova norma de rotulagem nutricional

22 de junho de 2022

No dia 20 de março ocorreu uma reunião com a Anvisa com o objetivo de endereçar questões referentes à nova norma de rotulagem nutricional, que entrará em vigor ainda em outubro deste ano e estabelece a adição da rotulagem frontal dos alimentos embalados.

A ABIAD apresentou um racional sobre os principais impactos no setor de alimentos para fins especiais, resultante de meses de trabalho com os grupos técnicos da associação. Ainda, a associação compartilhou seus principais argumentos para a isenção do FOP nos produtos adoçantes dietéticos de mesa, a não declaração de açúcares adicionados em fórmulas infantis e fórmulas enterais, bem como exemplos de legibilidade em produtos impactados

Por essa razão, os pontos de maior atenção concentram-se em torno da legibilidade das tabelas nutricionais. As principais implicações negativas são as seguintes:

  • Confusão a respeito da importância do uso de alimentos para fins especiais;
  • Prejuízo à compreensão e às escolhas do consumidor;
  • Clareza e ostensividade das informações.

Embora a norma seja de extrema importância para que exista maior segurança alimentar e nutricional, devem haver exceções que levem em conta o fato de que determinados produtos não se beneficiam dessa nova formatação de tabela nutricional reduzida, podendo afetar a escolha consciente dos consumidores.

O objetivo da ABIAD, portanto, é sugerir alterações na norma proposta pela Anvisa. A recomendação é que se faça uma reavaliação da categoria de alimentos para fins especiais e suplementos alimentares, cuja composição inclui grande quantidade de micronutrientes, substâncias bioativas e outros ativos. Estes devem ser mencionados em modelo de tabela, não linear, preservando a legibilidade e a facilidade de identificação de cada componente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *