A principal reunião anual da associação, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), aconteceu em abril e trouxe avanços significativos para todas as associadas, com participação recorde de aproximadamente 50% das empresas associadas. Foram apresentadas as contas de 2021, aprovadas pelo Conselho Fiscal, bem como um panorama de todos os avanços conquistados até aqui.
“As atividades ocorridas no primeiro trimestre deste ano foram bastante proveitosas para a nossa associação”, afirma Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD. “Como exemplo, podemos citar os webinars e demais reuniões, organizados com o objetivo de compartilhar informações pertinentes sobre o setor de alimentos para fins especiais, reafirmando o compromisso que mantemos com o nosso público”, complementa Gislene Cardozo.
Também foram apresentados os pontos mais relevantes do que tem sido trabalhado pelos GTs, assessoria de relações governamentais e comunicação.
Especificamente com relação aos avanços que estão sendo gerados dentro da estrutura de governança, os principais pontos que merecem destaque são:
Gislene ainda destaca que houve importantes melhorias dos grupos técnicos em geral: ” evidenciamos, principalmente, os trabalhos dos grupos de rotulagem nutricional que ofereceram importantes ponderações a respeito dos adoçantes, uso de fórmulas enterais infantis, legibilidade, fibras e outras forças-tarefa realizadas junto de outras associações parceiras. Dentro de suplementos, também tivemos trabalhos importantes com melatonina e uma avaliação em curso sobre o uso de cloretos de sódio e potássio.”
Outros temas transversais foram discutidos na assembleia, tais como o guia 55, e o edital de chamamento público nº 8, que tinha o objetivo de identificar problemas enfrentados em processos de importação de bens e produtos sob vigilância sanitária e subsidiar a revisão da RDC 81/2008.