Aminoácidos podem melhorar o desempenho físico: para que servem? Site Boa Forma – Abril - Abiad

Aminoácidos podem melhorar o desempenho físico: para que servem? Site Boa Forma – Abril

Segundo nutricionista, os aminoácidos ajudam no funcionamento do organismo, contribuindo com o aumento da massa muscular. Saiba mais sobre eles!

POR ANA PAULA FERREIRA – 8 JAN 2024,

Quem treina regularmente está sempre em busca de melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular. Para conquistar esse objetivo, no entanto, é necessário aliar as atividades físicas a uma boa alimentação – e é aí que entram os aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas e ajudam no funcionamento do organismo.

Segundo Marilia Zagato, nutricionista e gerente da Ajinomoto do Brasil, existem alguns aminoácidos capazes de beneficiar a construção de massa muscular. A seguir, ela explica quais são eles e como isso ocorre!

Aminoácidos que melhoram o desempenho físico
Como explica Marilia, a alanina, a leucina e a prolina são três aminoácidos que auxiliam na recuperação, resistência e construção de massa muscular quando

combinadas com outros aminoácidos, carboidratos ou proteína de soro de leite. “Os suplementos de aminoácidos são ideais para usar durante o pós-treino, já que podem ser ingeridos de maneira rápida e eficaz quando o corpo precisar”, aponta.

Os aminoácidos essenciais são um grupo de nutrientes que o organismo não produz por conta própria, sendo necessária a ingestão por meio de alimentação ou suplementação. Após a prática de exercício, o corpo precisa de proteínas para manter o bom funcionamento.

Dentre os alimentos que contribuem com essa reposição de proteínas estão as carnes, ovos, peixes, soja e laticínios. “Os aminoácidos isolados são absorvidos de forma mais rápida no organismo”, afirma a especialista.

É preciso suplementar?
De acordo com a profissional, a recomendação de uso desses suplementos é para atletas, pessoas com deficiência na ingestão de proteínas, em casos de dietas

restritivas, e para idosos. “Geralmente, esses produtos são formulados para conter todos os aminoácidos de forma equilibrada e podem ser absorvidos para a corrente sanguínea em 20 a 30 minutos”, afirma a nutricionista.

O popular BCAA, por exemplo, é formado por leucina, isoleucina e valina, e é utilizado para estimular o ganho de massa magra. Segundo Marilia, a união destes compostos a uma alimentação balanceada e a uma rotina disciplinada de exercícios físicos ajuda no aumento de massa, manutenção muscular e desempenho.

Contudo, ela ressalta que, para estabelecer a combinação ideal de aminoácidos que se adapte melhor à rotina, é crucial consultar um profissional especializado. “O acompanhamento é necessário para assegurar que os esforços sejam direcionados de maneira eficaz e resultem em benefícios concretos para a saúde e desempenho físico”, conclui a especialista.

Leia matéria original acessdando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *