Balanço das conquistas da ABIAD em 2021 - Abiad

Balanço das conquistas da ABIAD em 2021

13 de dezembro de 2021

Nesta última edição de 2021 do Panorama ABIAD, trazemos uma breve retrospectiva feita pelo olhar de algumas pessoas que marcaram o ano.

Rodrigo Garcia, presidente da Associação, comentou que “2021 não tem sido simples para nenhuma empresa ou organização, mas, para a ABIAD, foi repleto de conquistas e marcos importantes. “Demos um passo gigantesco em governança corporativa, o que nos eleva a outro patamar associativo, incluindo a realização de auditoria externa. Transparência traz segurança para todas as partes envolvidas.” Sobre as eleições para a diretoria e conselho do próximo biênio, que se inicia em janeiro de 2022, Rodrigo comenta sobre importância da renovação e, mais uma vez, a transparência no processo, desejando sucesso à nova diretoria, que assume em um ambiente de crescimento consistente, propiciado pelo trabalho de continuidade obtido nas últimas gestões.

Gislene Cardozo, diretora executiva, aponta avanços internos e externos neste período. O primeiro deles coincide com o destaque dado por Rodrigo para a governança corporativa. “É uma marca deixada pelo Rodrigo,” afirma. Além da auditoria externa, realizada pela primeira vez, Gislene destaca a conclusão do novo Código de Ética e Conduta, aprovado na assembleia do final do ano”. A executiva explica que essas iniciativas trouxeram ganhos no dia a dia e na profissionalização da Associação.

As oportunidades conquistadas com demais stakeholders foram muito importantes. Gislene lembra que participaram de muitos webinars para falar sobre a pesquisa dos hábitos de consumo de suplementos alimentares ao longo de todo o ano, além de uma apresentação ao Ministério da Cidadania, que demonstrou enorme interesse no assunto.

Também sobre esse tema, Rodrigo menciona com orgulho as campanhas e ações pontuais sobre suplementos alimentares e edulcorantes, dando sequência às experiências de sucesso anteriores. Segundo ele, isso deve garantir a continuidade desses investimentos e estimular que empresas interessadas em outros segmentos se sintam confortáveis em propor ou pedir ações similares, fortalecendo continuamente a Associação.

No que diz respeito aos avanços internos que refletem positivamente nos ambientes externos, Gislene aponta a evolução dos GTs como um todo, inclusive com questões específicas na Anvisa. “Temos cada vez mais visibilidade. Para citar um exemplo, conseguimos a manutenção do colágeno tipo 2 em suplementos e um diálogo aberto sobre o Guia do Prazo de Validade.”

A ampliação da área técnica, com a chegada da Lúcia Rodrigues, teve impacto positivo para essas conquistas junto à Anvisa, e ao atendimento da demanda das empresas associadas, que aumentou consideravelmente nos últimos meses.

“Neste período de sete meses na ABIAD, tive a oportunidade de participar de projetos que me trouxeram, além de satisfação, a certeza de que nenhum trabalho é igual ao outro, e que sempre há espaço para aprender e disseminar conhecimento,” comenta Lúcia. “Posso dizer que foi de muito aprendizado. Estou enveredando por uma vertente do setor de alimentos antes desconhecida para mim, os alimentos para fins especiais, e isso está sendo muito gratificante.”

Ainda para atender ao crescimento do número de empresas associadas e apoiar a área técnica, a ABIAD contratou neste ano a assistente administrativa Beatriz Shiroma Ubeda. Ela comenta que já conhecia a ABIAD como referência no setor de alimentos para fins especiais e, mesmo com pouco tempo na Associação, vê com interesse o movimento gigantesco em disseminar e fortalecer assuntos relevantes para o setor, que visam impactar o consumidor final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *