Conheça nossos associados - Abiad

Conheça nossos associados

29 de outubro de 2020

A FrieslandCampina Ingredients fornece globalmente ingredientes naturais à base de leite, soro e de fontes vegetais provenientes da Holanda. Os principais segmentos atendidos são nutrição, alimentos e bebidas, farmacêutico, além de nutrição animal. Seu portfólio é composto por Proteínas do Leite, como caseinatos, Whey Protein, proteínas hidrolisadas e isoladas do leite, DHA, ARA, galactooligossacarídeos, óleos vegetais microencapsulados, gordura de leite e lactose, entre outros, como o sucedâneo lácteo para leitões e bezerros.

A FrieslandCampina Ingredients é uma das unidades de negócios pertencente ao grupo FrieslandCampina, multinacional holandesa com 150 anos de história e uma das maiores empresas lácteas do mundo. Possui 17,8 mil produtores de leite cooperados, que juntos, controlam toda a cadeia de valor do leite, do campo à mesa. Fornecer às pessoas os nutrientes essenciais dos produtos lácteos durante todas as fases da vida delas e alimentar pessoas ao redor do mundo, todos os dias, estão entre os principais objetivos da empresa. 

  1. Como a FrieslandCampina Ingredients se destaca no setor de alimentos para fins especiais?

Os ingredientes FrieslandCampina são largamente empregados em diversas categorias de alimentos para fins especiais, com destaque para nutrição infantil, nutrição enteral, alimentos funcionais, suplementos alimentares, além de alimentos e bebidas enriquecidos.

A FrieslandCampina Ingredients apresenta amplo e relevante portfólio de ingredientes especialmente nutritivos, tais como, concentrados e isolados proteicos de soro de leite (whey), caseinatos, lactose, galactooligosacarídeos (GOS), óleo de peixe fonte de DHA, lactoferrina, gordura de leite, entre outros. Destacamos a relevância dos galactooligossacarídeos, fibra alimentar obtida do leite de reconhecida importância devido aos benefícios para a saúde intestinal, uma pauta bastante atual em alimentação.

Nossos clientes são grandes players ao redor do mundo e a população beneficiada pela nutrição por meio de nossos ingredientes, vai desde o recém-nascido até a melhor idade.

No Brasil, nossos ingredientes estão totalmente em conformidade com as exigências do MAPA e da ANVISA, incluindo a aprovação para uso em suplementos alimentares, de acordo com o novo marco regulatório desta categoria. 

  1. Como a ABIAD, principal interlocutora do setor, contribui para as atividades da FrieslandCampina Ingredients no mercado?

A FrieslandCampina preza por atuar em total conformidade com a legislação dos países em que atua. No Brasil, a ABIAD é fundamental para acompanhamento do movimento regulatório no mercado de alimentos para fins especiais. Por meio da associação, não só recebemos informação completa e de qualidade, como também participamos das agendas regulatórias dos órgãos e discutimos junto ao setor os impactos e as soluções para o crescimento e inovação do mercado.

Um grande case da ABIAD foi sua atuação no marco regulatório de suplementos alimentares, publicado em 2018, e que vem proporcionando crescimento e inovação neste mercado. A FrieslandCampina Ingredients possui ampla variedade de ingredientes que atendem as especificações do novo marco regulatório.

Recentemente, a ABIAD tem exercido papel fundamental na continuidade das atualizações para suplementos e, também, na revisão da legislação de Novos Alimentos e do Guia para Comprovação de Segurança de Alimentos e Ingredientes. Tais processos regulatórios possuem relevante papel para o negócio da FrieslandCampina Ingredients no Brasil.

  1. Gostaria de destacar algum projeto recente de sua empresa que beneficia o setor de alimentos para fins especiais?

Em relação a inovação, a FrieslandCampina Ingredients está trabalhando para novas aprovações junto a Anvisa e, em breve, ampliará as opções ofertadas ao mercado brasileiro, com destaque para ingredientes destinados ao uso em alimentos para fins especiais.

Recentemente, obtivemos novos registros junto ao MAPA, ampliando nossa oferta de concentrados e isolados proteicos especiais, que certamente promoverão inovações no mercado. É indiscutível a importância destas proteínas de alta qualidade para a saúde muscular e dos ossos, não apenas com foco em alimentos voltados a prática esportiva, como também para os consumidores cada vez mais interessados em nutrição para uma vida ativa e envelhecimento saudável.

Por exemplo, o Textrion Profresh e o Textrion Prosmooth são ingredientes ricos em proteínas do leite, utilizados principalmente para desenvolvimento de iogurtes premium, bebíveis e colheráveis, conferindo estabilidade, baixa viscosidade, rico sabor e clean label.

Já o WPI Clear e o WPI I são constituídos de proteínas isoladas do soro de leite, mais puros e trazem maior concentração de proteínas, cuja carga proteica chega a ser até 95%. São derivados do soro de queijo (holandês de alta qualidade), conferindo proteína de alta qualidade e com alto valor biológico, além de boa digestibilidade. É utilizado especialmente para alimentos, tais como shakes para Nutrição Esportiva e outros suplementos alimentares. O WPI Clear é o grande destaque para desenvolvimento de bebidas devido sua excelente performance e entrega sensorial. Ambos, WPI Clear e o WPI I, também atendem as especificações técnicas da Anvisa para uso em suplementos alimentares.

Por último, o Nutri Whey Native é um concentrado proteico de soro de leite, extraído diretamente do leite fresco, que garante sabor e aroma neutros. Possui alto valor biológico e boa digestibilidade. É utilizado especialmente para Nutrição Esportiva em diferentes alimentos, tais como shakes em pó, bebidas prontas para beber, barrinhas e outros alimentos de alto aporte nutricional.

Do ponto de vista da relevância do tema sustentabilidade em toda a cadeia da indústria de alimentos e seu valor dentre os critérios de seleção de fornecedores e parceiros, cabe apresentar as práticas e compromissos adotados pela FrieslandCampina.

Nosso controle inclui toda a cadeia de valor do leite, desde o campo ao copo. Isso nos dá uma posição única para trabalhar em temas-chave de sustentabilidade dentro de nossa própria organização, como a emissão de carbono, biodiversidade, água e energia, saúde e bem-estar animal e melhor nutrição. Assim, a FrieslandCampina agrega valor ao seu negócio e ao negócio de seus clientes e parceiros.

Nossa primeira e principal prioridade é alimentar a crescente população global com nutrientes saudáveis, o que é parte de nossa responsabilidade social corporativa e um aspecto fundamental da sustentabilidade, que envolve mais do que apenas o ambiente físico. No entanto, fornecer soluções nutricionais pode ter um impacto no meio ambiente e, por isso, estabelecemos prioridades, dentre as quais (entre outras), destacamos:

  • Redução de nossas emissões de GEE: isso é fundamental para nosso programa de sustentabilidade e nosso objetivo é ser neutro em carbono até 2050, incluindo uma redução de 2,4% ao ano nas emissões de CO2 – a meta mais ambiciosa do setor.
  • Compra sustentável: para garantir que estamos minimizando nosso impacto sobre o meio ambiente em toda a nossa cadeia de abastecimento.
  • Sustentabilidade cooperativa: também estamos trabalhando com os principais participantes da indústria para nos ajudar a atingir nossos objetivos, mas também para apoiar os objetivos de sustentabilidade de nossos clientes. Nossa cadeia de suprimentos inclui empresas e pessoas abaixo de nós, é claro.

Talita Fernanda dos Santos Andrade é Engenheira de Alimentos e MBA em Marketing pela UNICAMP. Carreira desenvolvida ao longo de 15 anos em indústrias, sendo 12 anos na área de Assuntos Regulatórios & Científicos, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no segmento de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas e ingredientes alimentícios. Desde 2019, é responsável pela área de Assuntos Regulatórios da FrieslandCampina Ingredients Latam e aluna de mestrado em Ciência dos Alimentos na FEA/UNICAMP. Atual colunista do Blog Food Safety Brazil, escreve artigos sobre temas regulatórios e legislação de alimentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *