Edição 17 do Boletim Econômico ABIAD traz balanço do ano de 2020 - Abiad

Edição 17 do Boletim Econômico ABIAD traz balanço do ano de 2020

09 de março de 2021

Em fevereiro, a ABIAD lançou a edição 17 do seu Boletim Econômico, produzido pela Websetorial. Esta edição traz o balanço de todo o ano de 2020.

Segundo o documento, o mercado de produtos alimentícios para fins especiais cresceu 2,1% em 2020 em comparação ao ano anterior, com destaque para a categoria “concentrados de proteínas e outros preparados incluindo pós e gelatinas”, que superou o ano anterior em 13,3%.  O chamado consumo aparente do setor (produção interna + importações – exportações) teve crescimento levemente maior, chegando a 2,2%, mesma taxa obtida pelas importações.

O mercado de alimentos para fins especiais fechou o ano com mais de 157 mil empregados, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. Se o número já é positivo por si só, colocando-o no contexto geral do ano é excelente, tendo em vista que houve uma redução de quase 14% na taxa de emprego no ano segundo o IBGE, na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua em 29 de dezembro do ano passado.

O relatório, em suas análises qualitativas, destaca a mudança nos padrões e canais de consumo devido à pandemia de Covid-19, com impacto, especialmente, “nos mercados de restaurantes, franquias de alimentação, supermercados e uso de aplicativos para a entrega de alimentos por delivery.”

Leia o Boletim Econômico edição 17 na íntegra aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *