1. Qual é a importância da nutrição esportiva na rotina de um atleta de alta performance?
Um atleta de alto rendimento trabalha com detalhes e a nutrição esportiva entra como uma importante área de apoio que contribui para a eficiência do treinamento e periodização, reduzindo a probabilidade de erros relacionados aos ganhos estimados em cada fase, cuidados com a imunidade, adequação da composição corporal para cada modalidade, prevenção de lesões e otimização da rotina alimentar direcionada de forma especializada.
2. Como a dieta de um atleta de alto rendimento difere da dieta de uma pessoa comum?
A dieta de um atleta de performance é periodizada e calculada minuciosamente, buscando contribuir nutricionalmente em cada fase de treinamento/evolução, favorecendo o retardo da fadiga, reduzindo o tempo de recuperação, auxiliando através do fornecimento de macronutrientes, micronutrientes e em resposta bioenergética para melhor realização das ações previstas. Toda a adequação se deve através de estudos e levantamento de perfis ideais para cada modalidade esportiva, respeitando suas demandas e objetivos. Em muitos casos o consumo energético se difere e o planejamento alimentar requer ajustes finos e contínuos, pois a adaptação metabólica e fisiológica de um atleta é muito rápida.
3. Pode destacar os suplementos mais interessantes para consumo para atletas profissionais, amadores e pessoas que praticam atividades físicas regularmente?
Aminoácidos essenciais e livres, considerando também a creatina, glutamina, arginina, cafeína, Beta alanina, nitrato, também probióticos, ômega 3, colágeno tipo 2, mix de carboidratos e outros, dependendo da necessidade individual e da demanda bioenergética (e fisiológica) de cada modalidade.
4. Quais são os principais suplementos alimentares recomendados para atletas e quais são seus benefícios específicos?
Os aminoácidos essenciais são ativos que o corpo não produz e consequentemente precisam ser inseridos através da dieta. Auxiliam no ganho e preservação da massa muscular, tempo e processos de recuperação.
Os probióticos, quando utilizados de forma adequada, auxiliam na imunidade, saúde da microbiota e, consequentemente, contribuem para melhor absorção de nutrientes.
O ômega 3 é essencial para o funcionamento dos sistemas e hormônios em todo o organismo, além de contribuir para otimizar as funções cardiovasculares, respostas anti-inflamatórias, respostas cognitivas e mentais.
A Beta Alanina possui efeito tamponante, retardando a fadiga e consequentemente aumentando a resistência de força, reduzindo a acidose muscular.
A cafeína aumenta o estado de alerta, otimizando foco, atenção e, assim, atuando como antagonista da adenosina. Seu uso deve ser monitorado e calculado, por se tratar de um estimulante.
5. Como você avalia a necessidade de suplementação para cada atleta? Existem critérios específicos?
A suplementação deve ser avaliada de acordo com a demanda, praticidade, rotina e carga de treinamento de cada indivíduo. Bem como a composição corporal e os hábitos alimentares. É sempre importante salientar que o alimento deve ser a fonte primária de nutrientes e energia, já o uso dos suplementos deve agir de maneira complementar às necessidades calculadas para o esportista.
6. Quais fatores você considera ao recomendar suplementos alimentares para um atleta?
Necessidades nutricionais acerca da carga de treinamento, análise de marcadores bioquímicos, composição corporal, rotina diária, hábitos alimentares, anamnese, histórico de saúde e familiar, entre outros.
Além da eficiência, qualidade dos produtos e levantamentos bibliográficos acerca da eficiência dos ativos. Todo suplemento deve ser visto como um “complemento” de alta demanda. Caso contrário, não deve ser utilizado.
7. Quais são os principais benefícios observados na performance dos atletas que fazem uso de suplementos alimentares? E no caso de atletas amadores ou pessoas que praticam atividades físicas de forma regular?
Em ambos os casos deve existir a melhora da performance e consequentemente o produto melhorará a eficiência do treinamento. Assim, todos os efeitos esperados através do treinamento serão otimizados. No caso dos atletas, existe uma necessidade muitas vezes mais evidente, visto a carga de treinamento. Já o praticante muitas vezes possui uma rotina extenuante e busca eficiência na prática que consegue seguir.
8. Quais são as principais precauções que as pessoas devem tomar ao escolher e utilizar suplementos alimentares?
Reais necessidades acerca da carga de treinamento e demandas fisiológicas, marcas confiáveis dos produtos de consumo e uma breve reflexão se está realizando uma rotina alimentar saudável/adequada para, assim, procurar o suplemento/complemento.