Entrevista com Cassiano Facchinetti, sócio da GMF, sobre o mercado de eventos para indústria de alimentos e ingredientes

Entrevistamos Cassiano Facchinetti, sócio da GMF – Global Marketing Fairs, empresa organizadora do NIS – Nutri Ingredients Summit. O empresário fala sobre o mercado de alimentos e ingredientes alimentares, especialmente no que diz respeito à participação em eventos corporativos.

PANORAMA: Os anos de 2020 e 2021 foram de imensa transformação na realização de grandes eventos, como feiras de negócios. Foi justamente nesse período que vocês lançaram a empresa com dois eventos de ingredientes. Quais oportunidades vocês enxergaram nesse nicho?

CASSIANO: O NIS nasceu de uma necessidade da indústria de ter uma plataforma de negócios exclusiva, que tratasse de forma técnica e direcionada sobre novas tecnologias e ingredientes para alimentos funcionais, saudáveis, suplementos alimentares, nutracêuticos, entre outros, ou seja, um dos nichos da indústria que mais cresce em termos de inovação e consumo. Nós lançamos o NIS em agosto de 2020, no meio da pandemia, mas sinceramente a gente não achava que essa situação iria se estender por tanto tempo. Nós então percebemos que, apesar do boom dos eventos online, webinars, por exemplo, faltava qualidade de conteúdo relevante para os profissionais da indústria que estão diretamente ligados no processo de desenvolvimento de novos produtos. Foi quando decidimos lançar o NIS Virtual e uma série de webinars com conteúdo exclusivo, em conjunto com nossos parceiros, que tiveram uma ótima aceitação do nosso público e estão sendo um sucesso!

PANORAMA: Especificamente sobre o mercado de ingredientes para alimentos, quais as principais tendências que você pode observar?

CASSIANO: Sem dúvida, a preocupação dos consumidores em saber o que estão comendo e se esse alimento faz bem para sua saúde, é a principal tendência que está guiando a indústria. Por isso, o tema central do NIS é “O alimento como fonte de saúde”, onde exploramos esse universo da saudabilidade. Nesse contexto, podemos destacar a questão da imunidade aliada aos suplementos alimentares; do veganismo com as novas fontes de proteínas e plant based; dos novos ingredientes naturais e a questão do clean label que tem crescido muito na cabeça do consumidor, são umas das principais tendências do momento.

PANORAMA: O NIS – Nutri Ingredient Summit aconteceu em formato 100% online. Isso atendeu bem ao público, palestrantes e patrocinadores?

CASSIANO: Sim, com certeza! Nós podemos notar isso pelo crescimento do número de participantes em cada evento e pelos feedbacks positivos que recebemos de todas as partes. Porém, para a nossa indústria, que necessita ver, tocar, provar, cheirar, é essencial que haja um contato presencial para a efetivação dos negócios, por isso estamos ansiosos para a retomada dos eventos e para o nosso primeiro evento presencial, que deve acontecer nos dias 19 e 20 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Estamos confiantes que será possível fazer um evento seguro e de qualidade, e que será um grande marco para acelerar os negócios do nosso setor nessa retomada.

PANORAMA: Como está a expectativa para o NIS presencial?

CASSIANO: A expectativa está enorme! Tanto para nós da organização, como para nossos patrocinadores e visitantes. Nós acabamos de fazer uma pesquisa sobre a realização do NIS em outubro e posso afirmar que 90% dos patrocinadores estão confiantes que teremos evento. É claro que dependemos da liberação dos eventos pelo governo, mas já há uma sinalização de que os eventos devem voltar a acontecer a partir de setembro. Estamos investindo muito para garantir a segurança de todos, seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento, para garantir uma retomada segura e marcante para o mercado.

PANORAMA: Você tem cerca de 15 anos de mercado de eventos, alguns deles sobre ingredientes alimentares. Consegue listar as principais mudanças ocorridas nesse segmento no período? O que nos espera nos próximos anos?

CASSIANO: Eu acho que a principal mudança nesse período foi o aumento da preocupação dos consumidores em relação ao que estão comendo e como esse alimento pode interferir na sua saúde, seja para o lado bom ou para o lado ruim. Nunca se consumiu tanto suplemento alimentar, nunca se ouviu falar tanto em veganismo ou vegetarianismo, a questão dos alimentos “free-from”, como sem glúten, sem lactose, menos sódio ou açúcar, mais vitaminas, ou seja, o consumidor sabe cada vez mais o que quer e o que não quer consumir. Por isso, a indústria não para de investir em P&D para atender a consumidores cada vez mais diversificados e exigentes, com produtos extremante seguros, mais saborosos e mais saudáveis. Na minha opinião, essa tendência vai perdurar pelos próximos anos, principalmente por causa dessa pandemia, que deixou as pessoas ainda mais ligadas na questão da saudabilidade.

PANORAMA: Como você enxerga o papel dos eventos para a aceleração do crescimento do mercado de alimentos no Brasil?

CASSIANO: Extremante essenciais, sem dúvida! Como disse, no nosso negócio de alimentos, é necessário, ver, tocar, provar, cheirar, e ainda não dá para fazer isso online (risos). Nossos patrocinadores que fornecem o ingrediente, trabalham com projetos longos e customizados, que são desenvolvidos em parceria com o cliente, a indústria, ou seja, são projetos caros. Por isso é essencial que haja o olho-no-olho, como sempre aconteceu no mundo dos negócios. E isso nunca vai mudar!

PANORAMA: Gostaria de acrescentar algo que não foi colocado antes?

CASSIANO: Gostaria de convidar a todos os profissionais da indústria a conhecerem mais sobre o Universo NIS no nosso site www.nisummit.com.br e visitarem nosso evento nos dias 19 e 20 de outubro em São Paulo, claro que com muita segurança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *