Em um segmento que movimenta quase R$ 2 bilhões em vendas, a indústria de alimentos para fins especiais tem marcado forte presença na fase em que a mulher está entrando no climatério e precisa de uma alimentação equilibrada e de suplementos que lhes permitam passar por esse período com qualidade de vida.
De acordo com a empresa americana de pesquisas Grand View Research, as vendas no Brasil de suplementos e medicamentos sem prescrição para essas mulheres totalizaram R$ 1,88 bilhão em 2024, um crescimento de 12% sobre 2022.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres que estão na faixa etária que convive com a menopausa, representa cerca de 33 milhões de brasileiras ou 15% da nossa população. Elas se tornaram também um público estratégico para o mercado de suplementos.
Ondas de calor, alteração constante de humor, perda de qualidade de sono e de elasticidade da pele, ganho de peso e queda da libido são os sintomas mais comuns. Para aliviar esses sintomas, a indústria de alimentos para fins especiais vem investindo bastante e aumentando o número de lançamentos.
As mulheres hoje possuem um ritmo de vida ativo e enfrentam esse período, de mudanças físicas que impactam na sua saúde, bem estar e produtividade, se dividindo entre a dedicação à carreira profissional e o dia a dia de suas casas e famílias.
A indústria de alimentos para fins especiais tem se destacado como aliada das mulheres, investindo no desenvolvimento de produtos eficazes e sustentáveis, além de investir em pesquisas capazes de atender às necessidades desse público específico.