1. Para começar, poderia se apresentar, comentando sobre sua formação e trajetória profissional, além do seu percurso dentro da Ingredion?
Me chamo Luis Miguel Garzon e sou o VP & General Manager da Ingredion no Brasil desde o início de 2024, mas trabalho na companhia desde 2017. Liderei a operação da empresa no Peru, ocupei a vice-presidência comercial de joint-venture da companhia com a Arcor na Argentina e atuei como vice-presidente de Inovação e Marketing para América Latina. Sou formado em Administração e tenho mais de 18 anos de experiência nas Indústrias de Alimentos e Embalagens.
Ao longo da minha vida, tive a oportunidade de viver e trabalhar em vários países. Nasci em Quito, no Equador, mas já vivi em Montevidéu, Buenos Aires, Lima, Santiago, El Salvador e, agora, São Paulo. Cada uma dessas cidades me trouxe experiências muito valiosas, desafios e oportunidades únicas de crescimento pessoal e profissional. Passar pelo processo de adaptação em diferentes lugares me ensinou a ser mais flexível, resiliente e aberto a novas ideias. A exposição a diversas formas de pensar e trabalhar ampliou minha visão de mundo e me proporcionou uma compreensão mais profunda de como a cultura influencia comportamentos e práticas.
2. Seguindo essa linha, quais conquistas ou realizações você destacaria como as mais importantes ao longo de sua carreira?
Acredito que as melhores lições vêm da capacidade de aprender com os erros e transformar oportunidades em realidades concretas. Ao longo da minha trajetória profissional, devo as principais conquistas aos líderes que me deram oportunidades e às equipes que confiaram no meu estilo de liderança. Juntos, enfrentamos desafios e realizamos processos transformadores, como aquisições e fusões, que geraram mais valor para os acionistas, criaram empregos e ofereceram benefícios significativos aos clientes e ao mercado. Tudo isso foi possível nos diversos países onde tive o privilégio de liderar equipes e estabelecer culturas de alta performance.
Minha jornada começou cedo: aos 25 anos, tive a oportunidade de ser gerente geral, liderando o projeto de uma startup no Uruguai para criar uma fábrica de embalagens flexíveis. Posteriormente, na Argentina, enfrentei um desafio similar, mas em uma escala ainda maior. A complexidade do ambiente macroeconômico e os desafios específicos de cada país me tiraram da zona de conforto e me incentivaram a pensar fora da caixa, diversificando riscos, abrindo novos mercados e impulsionando exportações. Esse esforço conjunto foi fundamental para construir negócios sustentáveis e diferenciados a longo prazo.
Mais do que celebrar conquistas, o que realmente me inspira é deixar um legado: impactar positivamente as pessoas, criar uma cultura de pertencimento e compromisso com um propósito claro, além de cultivar uma visão de longo prazo baseada em valores sólidos. Entre minhas maiores satisfações estão a possibilidade de deixar as empresas em condições melhores do que as encontrei e de formar talentos que possam não apenas assumir minha posição, mas também fazer melhor.
Nada disso seria possível sem os líderes que, desde o início da minha carreira, confiaram em mim e compartilharam lições valiosas tanto pessoais quanto profissionais. Sou profundamente grato a cada um deles por acreditar no meu potencial. Acredito que um executivo deve estar em constante aprendizado, buscar mentores que acompanhem sua trajetória e, acima de tudo, tomar a iniciativa de desenvolver essas conexões.
3. Poderia destacar os principais segmentos em que a Ingredion atua dentro do portfólio da ABIAD e explicar por que esses segmentos são classificados como parte do setor de alimentos para fins especiais?
A Ingredion oferece um portfólio abrangente de soluções em adoçantes, atendendo à crescente demanda de uma parcela cada vez maior da população que precisa reduzir o consumo de açúcar e de calorias. Fornecemos para a indústria de Alimentos e Bebidas soluções como Stevia, Maltitol, Sorbitol, que substituem o açúcar mantendo uma experiência sensorial positiva. As soluções de adoçantes da Ingredion são consideradas alimentos especiais porque são ideais para pessoas com diabetes, dietas restritivas ou preocupações com saudabilidade.
4. Considerando sua experiência e visão, quais são os principais desafios e oportunidades que você identifica para o setor na Ingredion?
O mercado de alimentos para fins especiais está em plena expansão, impulsionado por consumidores cada vez mais conscientes sobre saúde e bem-estar e que vivem cada vez mais. Vemos grandes oportunidades no desenvolvimento de soluções personalizadas, que atendam necessidades específicas, como dietas restritivas ou plant-based, nutrição esportiva e produtos funcionais. O avanço da tecnologia nos permite criar produtos mais acessíveis, sustentáveis e de alta qualidade. A Stevia, por exemplo, é um case de sucesso para a Ingredion, pois além dos benefícios de saudabilidade, representa uma solução mais sustentável do que o açúcar, já que sua produção demanda uma utilização menor de terra, água e energia.
Como qualquer setor, o de alimentos para fins especiais enfrenta desafios, mas trabalhamos continuamente para transformar esses obstáculos em vantagens competitivas e produtos melhores. Como líder global em soluções de ingredientes, a Ingredion tem um papel fundamental na geração da inovação no mercado. Nós mapeamos as tendências para criar ingredientes necessários para ajudar a indústria a desenvolver os produtos que vão suprir os desejos e necessidades dos consumidores no futuro.
5. Para concluir, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre você. Quais são seus interesses culturais fora do ambiente profissional? Você tem algum livro favorito ou podcast que não perde?
Em nível pessoal, sou apaixonado por esportes e leitura. Procuro constantemente novas formas de aprender e me manter atualizado sobre tendências emergentes e as dinâmicas das novas gerações.
Todos os anos, busco participar de programas de educação executiva e mantenho o hábito de ler de 2 a 3 livros por mês, com foco em temas como gestão, liderança e biografias de atletas de alto desempenho e CEOs. É difícil escolher um livro favorito, mas fico feliz de sugerir algumas das leituras mais me marcaram e me trouxeram lições valiosas nos últimos meses.