ABIAD, 35 anos de grandes mudanças em prol da saúde!

19 de outubro de 2021

Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da ABIAD de janeiro de 2002 a dezembro de 2015.

A ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais completa neste ano o seu 35º aniversário com muitas conquistas a compartilhar. Quando foi fundada, como Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Baixa Caloria e, posteriormente, como Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (ABIAD), não se poderia imaginar quão rica seria a sua jornada.

Acostumada a ser a pequena entidade a enfrentar grandes desafios desde o início, a ABIAD foi protagonista em muitas das mudanças regulatórias que permitiram o surgimento e crescimento do mercado de alimentos para fins especiais no Brasil.

Do foco das bebidas dietéticas (que quase foram reguladas como “medicamentos” pelo legislador) para o conceito mais amplo de “Diet & Light” e logo em seguida de “alimentos funcionais” que acabaram por nortear todo um movimento da indústria e do varejo para a busca de saudabilidade, a ABIAD foi presença marcante na mídia, com suas explanações, pesquisas e apresentações sobre tendências, influenciando positivamente a mudança de hábitos.

Ao tratar de outras áreas essenciais à saúde, como nutrição clínica e alimentos para erros inatos do metabolismo, foi possível para a entidade ter uma aproximação ainda maior com a Anvisa e Ministério da Saúde, além, claro, das sociedades médicas. O alimento encarado como “terapia” passou a ser algo respeitado e cada vez mais importante.

Por fim, chegar agora ao 35º ano de existência, tendo a certeza de que a ABIAD evoluiu e muito, tendo ocupado o seu espaço no mercado como líder na área de alimentos para fins especiais, ditando tendências, esclarecendo o consumidor e, principalmente, promovendo o acesso à saúde, é motivo de grande orgulho.

Pessoalmente, tive a oportunidade de participar ativamente de muitos destes momentos, sendo testemunha ocular das grandes mudanças que a ABIAD promoveu no mercado brasileiro e, principalmente, tendo contribuído com o amadurecimento e educação do consumidor na sua busca por mais saudabilidade.

É com muito orgulho e satisfação que hoje vejo o que um grupo tão dedicado e cada vez mais numeroso tem feito, deixando um legado valoroso e a certeza de que ainda há muito por fazer!  

 

Diretor da CMW Saúde e Tecnologia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *