Com o objetivo de orientar equipes multidisciplinares de saúde do SUS, o Ministério da Saúde publicou o Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa.
Elaborado em conjunto pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o Guia contou com a participação de especialistas das áreas de gerontologia, geriatria e da pessoa com deficiência; e representantes do SUS, da sociedade científica e da sociedade civil.
Dentre os temas tratados estão as questões relativas à alimentação e nutrição da pessoa idosa. No capítulo específico sobre reabilitação nutricional, o Guia informa que “A suplementação oral é a principal estratégia utilizada com o objetivo de elevar o aporte calórico diário, podendo ser ofertada por meio de suplementos industrializados prontos para o consumo na forma líquida ou em pó”, comentando que a prevalência da desnutrição da pessoa idosa varia de 15% a 60% da população.