Ministério da Saúde publica Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa - Abiad

Ministério da Saúde publica Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa

16 de fevereiro de 2022

Com o objetivo de orientar equipes multidisciplinares de saúde do SUS, o Ministério da Saúde publicou o Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa.

Elaborado em conjunto pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o Guia contou com a participação de especialistas das áreas de gerontologia, geriatria e da pessoa com deficiência; e representantes do SUS, da sociedade científica e da sociedade civil.

Dentre os temas tratados estão as questões relativas à alimentação e nutrição da pessoa idosa. No capítulo específico sobre reabilitação nutricional, o Guia informa que “A suplementação oral é a principal estratégia utilizada com o objetivo de elevar o aporte calórico diário, podendo ser ofertada por meio de suplementos industrializados prontos para o consumo na forma líquida ou em pó”, comentando que a prevalência da desnutrição da pessoa idosa varia de 15% a 60% da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *