<strong>Monitoramento de Barreiras Técnicas (TBT) e Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) traz mapeamento atualizado com novas movimentações do setor</strong> - Abiad

Monitoramento de Barreiras Técnicas (TBT) e Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) traz mapeamento atualizado com novas movimentações do setor

21 de novembro de 2022

Regularmente, membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) cumprem com a obrigação de informar a entidade reguladora sobre os novos requisitos para a importação e exportação autorizada de determinados bens e produtos.

O mais recente mapeamento data do mês de setembro de 2022 e traz as principais notificações relacionadas às Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) e Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS).

Além de avaliar a efetividade dos requisitos no que diz respeito à segurança nacional, informação do consumidor e proteção ambiental, o objetivo do monitoramento de TBT e SPS é também o de revisar os Acordos e Preocupações Comerciais Específicas (PCEs). Visa-se, com isso, a proteção do comércio e a garantia do cumprimento dos princípios regulamentados da OMC.

A ação de informar é feita por meio do envio de notificações aos comitês da Organização. Os estados-nação que são membros da OMC podem atuar comunicando, por meio de uma PCE, a ilegitimidade das regras definidas por outros países.

Confira abaixo as notificações mais recentes, segundo quadro elaborado pela BMJ:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *