<strong>O papel relevante da Lupa no atendimento às demandas individuais do consumidor atual</strong> - Abiad

O papel relevante da Lupa no atendimento às demandas individuais do consumidor atual

26 de outubro de 2022

No painel frontal das embalagens de alimentos, a Lupa oferece um modelo de rótulo eficiente para uma compreensão rápida e clara por parte do consumidor. A proposta foi pensada, desde o início, objetivando maior autonomia, possibilitando que as pessoas façam escolhas baseadas em informações seguras e de acordo com as suas preferências individuais.

A nova legislação de rotulagem também define melhorias na legibilidade da informação nutricional, o que, por si só, é um fator importante para orientar escolhas apropriadas. A apresentação das características nutricionais em um padrão que não discrimina nenhum tipo de alimento e que informa o consumidor de forma didática é uma maneira de evitar interpretações equivocadas. Nesse sentido, as novas regras significam uma evolução que facilita escolhas mais ajustadas sobre o que será consumido por cada indivíduo.

O critério estabelecido pela Anvisa para a adoção da lupa no painel frontal é outro aspecto que beneficia o consumidor, mesmo que indiretamente. Ao contrário do que observamos em outros países como México e Argentina, a nova legislação da Anvisa estabelece limites de nutrientes em níveis que incentivam a indústria a reformular seus produtos. Além disso, o consumidor será capaz de identificar diferenças entre produtos disponíveis no mercado.

Podemos, assim, afirmar que a nova legislação de rotulagem é positiva, no sentido de cumprir seu objetivo de fornecer informações claras e completas ao consumidor. Esse resultado é consequência de um processo consistente e democrático, no qual a Anvisa admitiu o engajamento de representantes dos mais diversos setores da sociedade. A ABIAD foi uma das associações que participou dessa ação de maneira intensa, representando suas associadas por meio da Rede Rotulagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *